×

Publicidade

Cidades

Vereador apresenta proposta de criação de distrito de obras na Zona Rural

Eduardo Alfaia (PMN), atual presidente da Comissão de Agricultura, pretende promover serviços de infraestrutura para os ramais de Manaus

Eduardo Alfaia, Vereador pelo PMN (Foto: Divulgação)

Manaus (AM) – O vereador Eduardo Alfaia (PMN), atual presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural (COMAGRI), da Câmara Municipal de Manaus (CMM), apresentou à prefeitura um projeto que visa criar um novo Distrito de Obras, desta vez o objetivo é atender a população da Zona Rural. 

Publicidade

Atualmente, existem 16 centros espalhados em diversos bairros de Manaus, responsáveis por manutenção estrutural das vias, asfaltamento, iluminação, entre outras atividades.

“Precisamos propor visibilidade para as regiões mais afastadas de Manaus, por isso, é de suma importância viabilizarmos o acesso dos moradores de lugares distantes ao centro urbano”, afirma Eduardo Alfaia.

A Pedido dos Trabalhadores

Eduardo conta que o projeto surgiu a partir do diálogo com os produtores rurais do município, além de visitas in loco para averiguar a qualidade do recapeamento presente nesses locais.

“Já estivemos várias vezes no Ramal do Pau Rosa, no Km 21 da BR-174, onde a situação se encontra lamentável, com muita lama, iluminação insuficiente. Além disso, visitamos também Ramal São Francisco, no Km 42 da rodovia AM-010, onde pudemos ver, estarrecidos, que os próprios moradoras se reuniram para adquirir xisto betumoso para asfaltarem o perímetro”, contribui Alfaia.

Além disso, o parlamentar, que também faz parte da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (COMTICDETRE), salienta um outro problema, que é a promoção do lazer. Por conta da dificuldade de acesso a
banhos, sítios e fazendas, muitas pessoas desistem de fazer passeio em regiões campestres, impedindo certo avanço econômico.

“Temos ouvido trabalhadores, comerciantes, empresários do setor agrário, que reclama da qualidade do sistema viário em regiões mais longínquas da capital. Esse histórico demonstra falta de sabedoria de governanças anteriores. Estamos deixando
de movimentar a economia”, expressou Eduardo.

Ainda se tratando de economia, o parlamentar ainda salienta sobre a importância de políticas que priorizem o pequeno produtor rural. A cidade de Manaus, possui grande potencial agrícola e a maior parte é proveniente dos agricultores familiares, sendo
estes, no Amazonas, correspondentes a 97% de toda a produção dados do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam).

Entretanto, esses ramais de dificultosa circulação causam prejuízos a esses trabalhadores, uma vez que os automóveis são profundamente prejudicados pela falta de conservação do sistema viário. Ele comunica que é esta medida deve ser executada o mais breve possível, haja vista que a pandemia diminuiu o comércio desses produtos, sendo inadmissível a possibilidade de mais perdas financeiras.

Comentários

error: Content is protected !!