×

Cidades

Águas de Manaus recebe comitiva do SAAE de Parintins

Representantes de um dos principais municípios do interior do Estado conheceram de perto a infraestrutura e ações da concessionária na capital

Comitiva do SAAE de Parintins (Foto: Divulgação/Águas de Manaus)

Manaus (AM) – A Águas de Manaus e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parintins (SAAE) realizaram um encontro para troca de experiências nesta semana. A pedido do Saae, uma comitiva veio até a capital para conhecer de perto a estrutura, tecnologias e os serviços realizados pela concessionária da capital, com o objetivo buscar melhorias para o saneamento do município, que fica a 369 km da capital em linha reta.

Publicidade

O diretor-presidente da SAAE Parintins, Fermiliano Tavares, foi recebido pelo diretor-presidente da Águas de Manaus, Thiago Terada. Os técnicos do Saae visitaram estruturas como o Centro de Controle Operacional (CCO), as Estações de Tratamento de Água da Ponta do Ismael (PDI) e o laboratório da empresa, onde são realizadas análises de qualidade da água. Além disso, eles ainda conheceram processos de recursos humanos e algumas ações de relacionamento que a empresa desenvolve com clientes da capital.

(Foto: Divulgação/Águas de Manaus)

Atualmente, o sistema de abastecimento de água de Manaus produz mais de 600 milhões de litros de água tratada por dia. Toda essa estrutura é monitorada 24h por dia, a partir do Centro de Controle Operacional, localizado na sede da empresa, no Aleixo. Além das estações de tratamento de água, o CCO acompanha, em tempo real, o status de 50 poços profundos (CPAS) e 200 reservatórios de água tratada espalhados pela cidade. Ao todo, a Águas de Manaus atende mais de 2,2 milhões de pessoas na capital amazonense.

“Fiquei realmente impressionado com a dimensão da estrutura e com todo trabalho realizado em Manaus. E estou muito agradecido a concessionária por ter nos recebido. Estamos levando muitas ideias que vão ajudar a desenvolver os nossos serviços em Parintins, desde tecnologias e equipamentos até em situações de relacionamento com o cliente”, disse o diretor-presidente do SAAE, Fermiliano Tavares. No município, o Saae atende a 23 mil residências, a partir de uma estrutura de captação que conta com 23 poços.

(Foto: Divulgação/Águas de Manaus)

Os representantes do Saae também conheceram o funcionamento do laboratório próprio da concessionária, localizado no complexo Ponta do Ismael, no bairro da Compensa. No local, são realizadas milhares de análises mensais de controle de qualidade da água, para garantir que o líquido seja disponibilizado de forma satisfatória para a população de Manaus. O processo de controle de qualidade da água da capital também consiste na coleta diária em 734 pontos de coleta distribuídos por todas as zonas da capital. Equipes da empresa percorrem esses pontos, diariamente, realizando análises presenciais no momento da coleta e também levando frascos de água para análises laboratoriais.

De acordo com o diretor-presidente da Águas de Manaus, o encontro foi satisfatório para compartilhar experiências no saneamento básico desenvolvidas na capital. “Nosso objetivo é contribuir com experiências exitosas no saneamento básico na cidade de Manaus e de outras cidades onde o grupo Aegea atua. Ficamos felizes em poder realizar essa troca de conhecimentos com os representantes de Parintins e estamos sempre à disposição para atender qualquer solicitação de outras visitas”, disse Terada.

Saneamento

(Foto: Divulgação/Águas de Manaus)

A Águas de Manaus é uma empresa do grupo Aegea, que é uma das maiores companhias privada do setor de saneamento do Brasil. A Aegea está presente em 126 cidades brasileiras, atendendo mais de 11 milhões de pessoas. A Águas de Manaus chegará ao seu terceiro ano de atuação na capital amazonense em 2021. A concessionária promove melhorias no saneamento básico da capital desde junho de 2018, através de programas de relacionamento com a população e investimentos na expansão do sistema. Desde a chegada da empresa na cidade, foram investidos mais de R$ 300 milhões em melhorias no abastecimento de água e no tratamento de esgoto da capital.

*Com informações da assessoria