
Bruno foi preso por tentativa de homicídio (Foto: Divulgação/PCPA)
Faro (PA) – A Polícia Civil do Estado do Pará prendeu, nesta sexta-feira (16), um homem por tentativa de homicídio. O fato ocorreu em 11 de maio no Posto Gui-Gui, no bairro Centro, em Faro, município no oeste do Pará.
A ação policial foi coordenada pelo delegado Weslley Vicente, titular da Unidade Integrada de Polícia do município, pertencente à 12ª Região Integrada de Segurança Pública, com apoio da Polícia Militar do Pará (PMPA).
O mandado de prisão preventiva foi expedido pelo Juízo da Vara Única da Comarca de Faro, e cumprido com eficácia pela equipe da Polícia Civil, conforme previsto no artigo 312 do Código de Processo Penal (CPP), que autoriza a prisão para garantir a ordem pública e a aplicação da lei penal.
De acordo com as investigações, a motivação do crime seria vingança pessoal: o homem teria atacado a vítima com uma facada, alegando que a vítima havia agredido sua mãe anteriormente com uma garrafada.
A vítima foi surpreendida e não teve qualquer chance de se defender, o que configura qualificadora prevista no artigo 121, §2º, inciso IV, do Código Penal (CP) — tentativa de homicídio mediante recurso que dificultou a defesa da vítima.
O crime, embora não consumado (quando o agente pratica atos executórios com o objetivo de matar a vítima), é punível com base no artigo 14, inciso II, do Código Penal, que trata da tentativa, sendo aplicada a pena correspondente ao crime consumado, diminuída de um a dois terços.
Após o cumprimento do mandado judicial e os trâmites legais, Bruno foi recolhido à delegacia e permanecerá à disposição da Justiça, conforme estabelece o artigo 5º, inciso LXI, da Constituição Federal, e o artigo 283 do CPP. Após a audiência de custódia, ele será transferido para o presídio de Santarém, onde aguardará o andamento do processo.
O delegado Weslley Vicente destacou a atuação rápida da equipe e reafirmou o compromisso com a ordem pública.
“A rápida atuação das polícias locais após a comunicação do crime, a cooperação da população com informações, em especial com a disponibilização das imagens do momento da ação criminosa, somada à prontidão do Ministério Público e do Poder Judiciário em apreciar o pedido de prisão apresentado, com certeza, são fatores que contribuíram para a rápida solução do caso. Isso demonstra que os órgãos de justiça de Faro/PA estão vigilantes no combate à criminalidade, em especial a violenta”, pontuou o delegado Weslley Vicente.
Investigação
A condução exemplar do caso reforça a importância do trabalho da Polícia Civil do Pará na promoção da justiça e na defesa da sociedade, respeitando os princípios legais e constitucionais do devido processo penal.