O vulcão mais ativo do Japão, no Monte Aso, pode entrar em erupção nas próximas horas, depois de 36 anos de adormecimento, informaram as autoridades locais. O vulcão já está expelindo cinzas a uma distância de 11 quilômetros.
O Monte Aso fica na parte central da ilha de Kyushu, no sul do Japão, e a Agência Meteorológica emitiu nesta madrugada um alerta de erupção, elevando o nível de alarme para três, em uma escala que vai até cinco. Também foi proibida a entrada de pessoas na região da cadeia de montanhas por risco de desmoronamento.
Os serviços ferroviários estão interrompidos temporariamente e cerca de 30 mil casas estão sem energia elétrica. Algumas explosões já foram diagnosticadas nas primeiras horas de hoje, as quais expeliram rochas a uma distância de um quilômetro da cratera principal do vulcão.
Os japoneses pesquisam a possibilidade de o vulcão ter retomado suas atividades devido ao terremoto registrado na região em abril, o qual provocou 49 mortes. O Japão fica localizado no chamado “anel de fogo do Pacífico”, onde há ao menos 100 vulcões e falhas tectônicas cujos movimentos provocam tremores de terra e tsunamis.