×

Mundo

Leão XIV sai do Vaticano e homenageia Papa Francisco

Novo pontífice visita santuário em Genazzano e deposita flor no túmulo de seu antecessor

Leão XIV sai do Vaticano e homenageia Papa Francisco

Papa Leão XIV (Foto DivulgaçãoVatican News)

Em sua primeira saída oficial desde que foi eleito papa no último dia 8 de maio, Leão 14 visitou neste sábado (10) o Santuário de Nossa Senhora do Bom Conselho, em Genazzano, na região central da Itália, e aproveitou a viagem para prestar uma emocionante homenagem ao Papa Francisco, falecido em 21 de abril.

A jornada do novo pontífice, que durou pouco mais de uma hora desde o Vaticano, começou com uma calorosa recepção no santuário administrado pelos agostinianos — ordem à qual pertence. Leão 14, nascido Robert Prevost, caminhou entre fiéis, distribuiu bênçãos e rezou pedindo sabedoria para conduzir os primeiros dias de seu pontificado.

No retorno a Roma, o papa norte-americano fez uma parada especial na Basílica de Santa Maria Maior, um dos mais importantes templos marianos da capital italiana. Acompanhado por poucos seguranças e sob gritos de “Viva il papa”, Leão 14 entrou na igreja, dirigiu-se lentamente até o túmulo de Francisco e ali depositou uma flor branca. Em seguida, ajoelhou-se em oração por alguns minutos.

O gesto simples, mas carregado de simbolismo, emocionou os presentes. O túmulo de Francisco, localizado em uma área acessível da basílica, vem recebendo milhares de visitas desde o sepultamento. Fiel à sua devoção à Virgem Maria, o ex-pontífice expressou em vida o desejo de ser enterrado ali, sob uma lápide modesta com apenas a inscrição “Franciscus”, seu nome em latim.

A visita de Leão 14 marca o início de uma nova etapa para a Igreja Católica, com um líder que parece disposto a seguir o exemplo de humildade e proximidade com o povo, deixado por Francisco.

You cannot copy content of this page