×

Amazonas

TRE-AM mobiliza 58 veículos para distribuir urnas em Manaus

Mais de 4,1 mil equipamentos serão entregues em 477 locais de votação

TRE-AM mobiliza 58 veículos para distribuir urnas em Manaus

TRE-AM começa a distribuir mais de 4 mil urnas eletrônicas para os locais de votação em Manaus. (Foto: Divulgação/TRE-AM)

MANAUS (AM) – O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) iniciou, nesta sexta-feira (2), a operação de transporte de 4.167 urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições Gerais de 2026 em Manaus. A logística envolve 58 veículos e contempla 477 locais de votação, incluindo áreas rurais da capital. O primeiro turno está marcado para domingo (4), das 7h às 16h.

A distribuição foi organizada em três grupos de zonas eleitorais para ordenar o deslocamento dos equipamentos, reduzir o risco de congestionamentos e garantir a preparação das seções antes da abertura da votação.

Entrega das urnas segue cronograma por zonas eleitorais

Na manhã de sexta-feira, o primeiro grupo, formado pelas 62ª, 32ª, 40ª e 59ª zonas eleitorais, iniciou o envio das urnas diretamente aos locais de votação.

No período da tarde, o segundo grupo, que reúne as zonas 63ª, 65ª, 58ª, 70ª e 68ª, encaminha os equipamentos ao pátio dos Correios, onde ficam em área coberta. A entrega nas escolas e nos demais pontos está prevista para a manhã de sábado (3).

O terceiro grupo, composto pelas 1ª, 2ª, 31ª e 37ª zonas eleitorais, realiza o carregamento dos veículos no sábado, com transporte direto para os locais de votação.

Planejamento para as eleições começou em março

O transporte utiliza vans e Veículos Urbanos de Carga (VUCs), divididos conforme a capacidade: veículos de grande porte levam mais de 100 urnas; os médios transportam entre 60 e 100 equipamentos; e os pequenos, de 40 a 60.

Segundo Valquimar Cleto Soares, chefe da 32ª Zona Eleitoral, a preparação vem sendo organizada desde março.

“Nós estamos desde o mês de março planejando a eleição, planejando esses momentos. Hoje foi o dia de embarque das urnas para que nós possamos hoje ainda montar as seções, deixar tudo pronto, organizado, preparado para domingo, para toda a sociedade exercer o seu direito ao voto”, afirmou.

O planejamento também considera a possibilidade de realização do segundo turno, conforme explicou o chefe do cartório.

Amazonas mobiliza estrutura para atender eleitores

O estado tem 2.801.182 eleitores aptos a votar, distribuídos por 1.650 locais de votação, incluindo municípios do interior, comunidades rurais e terras indígenas.

Em todo o Amazonas, são 9.166 urnas destinadas às seções eleitorais, incluindo equipamentos de contingência. Desse total, 4.451 estão previstos para a capital e 4.715 para o interior.

You cannot copy content of this page