×

Economia

Embaixadora do Vietnã visita o Amazonas para estreitar laços comerciais

A diplomata do país sul-asiático demonstrou interesse pelo turismo, agricultura e mineração no Estado

Comitiva da embaixada do Vietnã (Foto: Guilherme Oliveira/Sedecti)

Manaus (AM) – O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), recebeu nesta quarta-feira (27), a visita da embaixadora do Vietnã, Pham Thi Kim Hoa que, junto a uma comitiva, veio conhecer o Amazonas para estreitar laços comerciais.

Publicidade

O grupo de representantes do governo do Vietnã faz parte da delegação de embaixadores que compõem a Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), que está em visitas pelo Brasil.

A comitiva foi recebida pelo titular da Sedecti, Angelus Figueira, que estava acompanhado de sua equipe técnica. Durante a visita, Figueira destacou a coragem e a resiliência do governo vietnamita na recuperação histórica de sua economia.

“O Governo do Amazonas agradece a visita e temos a honra de abrir as portas para futuras parcerias com o Vietnã. Temos muito interesse em estreitar relações comerciais com esse país, que tem uma história muito interessante na economia, principalmente, em termos de agricultura, piscicultura e mineração. O Amazonas tem muitas oportunidades em vários setores e podemos ser parceiros em negócios com o Vietnã”, frisou o secretário.

Na conversa com a representante do país asiático, Angelus Figueira salientou a importância do turismo amazonense.

“Nós aqui no Amazonas temos um turismo maravilhoso e lugares belíssimos e, por isso, faço o convite para a comitiva e peço que seja estendido a todos os cidadãos vietnamitas para que venham nos visitar e conhecer o nosso turismo”, sinalizou.

Relação comercial

(Foto: Guilherme Oliveira/Sedecti)

Segundo a embaixadora Pham Thi Kim Hoa, as relações comerciais entre Brasil e Vietnã são positivas e a Balança Comercial alcançou números significativos em 2021. “Espero que uma cooperação comercial seja feita brevemente com o Estado. Seria bom promover o turismo porque muitos vietnamitas virão conhecer o Amazonas”, declarou Hoa.

Realização – A representante da embaixada do Vietnã disse que conhecer o Amazonas e a Amazônia era o sonho da vida dela. “Para nós do Vietnã, a Amazônia é um lugar cheio de mistérios e de difícil acesso, por isso, queria muito ter a oportunidade de conhecer este lugar e estou realizando um sonho”, revelou Hoa.

Recíproca

A embaixadora também fez o convite para os representantes do Governo do Amazonas para uma visita até a embaixada do Vietnã em Brasília. “Queremos estender as conversas sobre negócios e gostaríamos muito de dialogar com o Governo do Amazonas em Brasília”, disse. “O Amazonas também tem interesse em aprofundar o diálogo. Espero que essa visita deixe bons frutos”, agradeceu o secretário Angelus Figueira.

Case de sucesso

O Vietnã é um país localizado no sudeste da Ásia e vem recebendo destaque em sua recuperação econômica nos últimos 20 anos, quando saiu de um PIB per capita de U$ 200 em 2000, para U$ 2.400 em 2017.

As autoridades do Vietnã reafirmaram o compromisso com a modernização e, nos últimos anos, depois que o país foi quase completamente arrasado pela guerra, conseguiu se recuperar e expandir seus setores mais importantes: a agricultura, a indústria e a mineração.

*Com informações da assessoria