×

Publicidade

Cidades

Vereador Eduardo Alfaia visita obras de revitalização no Tarumã-mirim

Os trabalhos foram realizados pela Seminf e contaram com a presença do vice-prefeito Marcos Rotta

Eduardo Alfaia, vereador pelo PMN (Foto: Divulgação/Assessoria)

Manaus (AM) – O presidente da 5ª Comissão de Agricultura e Política Rural, Eduardo Alfaia (PMN), esteve nesta sexta-feira (26) acompanhando as obras de revitalização do Km 21, da rodovia federal BR-174. O assentamento do Ramal da Cooperativa, possui 25 comunidades onde moram 11 mil famílias.

Publicidade

“Há anos vemos as dificuldades enfrentadas por moradores e trabalhadores da zona Rural. Hoje podemos contar com uma Comissão de Agricultura atuante. A Prefeitura de Manaus tem demostrado que está disposta a dialogar conosco, e o resultado já pode ser observado, como estamos vendo hoje aqui no Ramal da Cooperativa. Sabemos que ainda existem diversas regiões que ainda carecem de infraestrutura, entretanto acreditamos que se investirmos em uma gestão participativa, podemos alcançá-las”, afirmou o vereador.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população residente na zona Rural de Manaus é 728.495. Entende-se então a urgente necessidade de políticas públicas que alcancem esse contingente, haja vista a dificuldade de locomoção até os centros urbanos, tanto por causa da distância, quanto por causa do estado de conservação das vias de acesso.

Por essa razão, Eduardo Alfaia é um porta-voz da causa do setor primário no plenário da Câmara Municipal, onde tem se manifestado constantemente em apelo aos trabalhadores rurais que não possuem visibilidade, mesmo sendo de suma importância para a economia local. “O ‘agro’ movimenta cerca de 41 milhões de reais, é o setor que mais apresenta percentual de crescimento, por isso devemos pensar em formas de viabilizar e impulsionar o setor, e para que alcancemos esse objetivo, é necessário melhorarmos a qualidade do sistema viário, possibilitando uma melhor fluxo de escoamento desses produtos”, afirmou Alfaia.

Além disso, o vereador afirma que esse trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF), também possui um viés humanitário, não apenas pensado na questão econômica. As vias próximas da Cooperativa são utilizadas por pequenos, médio e grandes produtores, mas existem comunidades nas proximidades desta região denominada Tarumã-mirim
enquadrados na categoria de camponeses, que se utilizam de árvores e plantas de várias espécies nativas, medicinais, frutíferas, e em alguns casos com pequena horta e pastagem, e criação (galinha, pato, porco, cabra) apenas para a subsistência, sem a intenção de comercialização.

A obras de recapeamento contaram ainda com a presença do vice-prefeito e secretário da Seminf, Marcos Rotta, que aproveitou o ensejo para visitar a comunidade Boa Esperança, com o intuito de dialogar com os moradores e propor benfeitorias nas áreas de educação, saúde, infraestrutura elétrica e saneamento básico.

*Com informações da assessoria

Comentários

error: Content is protected !!