×

Cidades

Semsa reforça a campanha ‘Novembro Azul’ com unidades móveis

O público masculino pode procurar as unidades móveis para a realização de ultrassom - fotos: arquivo/Semcom

O público masculino pode procurar as unidades móveis para a realização de ultrassom – fotos: arquivo/Semcom

O Programa Saúde Manaus Itinerante, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está reforçando a atenção à saúde integral do Homem, durante a programação do Novembro Azul. O público masculino pode procurar as unidades móveis para a realização de ultrassom de próstata via abdominal, tireoide, vias urinárias, abdominal superior e abdominal total.
O secretário municipal de saúde, Homero de Miranda Leão Neto, explica que a utilização das unidades móveis visa facilitar o acesso dos homens a serviços de saúde importantes para a prevenção de doenças, em especial o câncer de próstata.

Publicidade

“O programa de saúde itinerante leva exames e orientação para os locais em que os serviços ainda não são oferecidos ou de alta demanda. No caso específico do Novembro Azul, queremos aproximar os homens dos serviços de saúde, incentivando e facilitando ao máximo sua adesão aos exames preventivos”, destacou.

Até a próxima quinta-feira, 10, uma unidade irá atender na rua Loris Cordovil, próximo à Arena Amadeu Teixeira, no bairro Alvorada. Outra estará no estacionamento do Fórum Henoch Reis, na avenida Humberto Calderaro Filho, em Adrianópolis. Entre os dias 8 e 18 uma unidade estará disponível na Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), na rua Ferreira Pena, Centro.

Em todas as Unidades Móveis as atividades começam a partir das 7h30, de segunda a sexta-feira. Para realizar os exames é necessário apresentar solicitação médica, RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência com CEP.

O gerente do Programa, William Terra, reforça que o atendimento às mulheres será mantido. “Estamos ampliando o acesso aos homens que poderão realizar todos os dias as ultrassons, mas não estamos excluindo as mulheres. São 50 vagas para ambos os sexos, diariamente, por ordem de chegada. As mamografias e o exame papanicolau (preventivo) serão realizados normalmente”, enfatizou.

Ainda dentro da programação da campanha, os Distritos de Saúde (Disas) irão coordenar outras ações com objetivo de prevenir as principais doenças que atingem os homens, estimulando a procura pelos serviços de saúde e a realização dos exames preventivos.

O Novembro Azul é uma campanha desenvolvida no Brasil desde 2008 com o objetivo de discutir a temática do câncer de próstata. O Ministério da Saúde, com a instituição da Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem, em 2009, identificou outras necessidades e peculiaridades em relação à saúde do homem e propôs um novo enfoque para o Novembro Azul, com a abordagem integral da saúde dessa população considerando todas as especificidades e não somente o câncer de próstata.

DISA Norte – até 30/11 – na UBS Arthur Virgílio Filho, UBS Fátima Andrade, UBS Dr. José Figliuolo, UBS Balbina Mestrinho, UBS Armando Mendes, UBS Frei Valério Di Carlo, UBS Sálvio Belota, e UBS Dr. Áugias Gadelha.

Roda de conversa com temáticas alusivas à saúde do homem; palestras; saúde bucal; e roda de conversa com os adolescentes sobre álcool, família, valorização da vida.

DISA Sul – até 26/11 – das 7h às 13h – na UBS Lourenço Borghi.

Palestras sobre câncer de próstata, câncer de mama, nutrição e saúde bucal; avaliação odontológica e distribuição de kits de saúde bucal; teste rápido para HIV, sífilis e hepatite; e imunização.

DISA Leste – até 30/11 – Dia Azul

Em unidades de saúde, comunidades, escolas e igrejas, acontecem roda de conversa sobre câncer de pênis e higiene íntima; busca ativa; e palestras sobre a importância de participar a gestação da companheira.

DISA Oeste – de 11 e 14/11 – na UBS Bairro da Paz

Orientação em grupo “A importância da Alimentação na Saúde do Homem”. Distribuição de informativos. Dinâmica; palestra “Prevenção contra o Câncer de Próstata”, palestra “Saúde do Homem”, e distribuição de informativos.

14 a 18/11 – na UBS Leonor de Freitas

Palestras educativas sobre exames de rotina, fatores de risco e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e distribuição de preservativos masculinos.

DISA Rural – até 10/11 – na Escola Agrícola

Teste rápido para os homens e solicitação de exame de PSA, se necessário.

08/11 – palestra sobre saúde do homem; 10/11 – palestra com a Cardiologista Ana Cristina; 18/11 – roda de conversa sobre saúde do homem; 25/11 – encerramento do Novembro Azul com café da manhã;

11/11 – das 11h30 às 13h – na Indústria de Manufatura de Couro Animal Curtume SMX – palestra com a Cardiologista Ana Cristina.

08/11 – na UBSR Nossa Senhora do Livramento

Panfletagem, rodas de conversa, consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, visita de Agente Comunitário de Saúde.

09/11 – na Unidade Agrovila

Panfletagem, rodas de conversa, consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, visita de Agente Comunitário de Saúde.

10/11 – na Unidade do Julião

Panfletagem, rodas de conversa, consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, visita de Agente Comunitário de Saúde.

08/11 – na Comunidade Abelha

Palestra e Atendimento Médico.

09/11 – na Comunidade Ebenézer

Palestra, atendimento médico e roda de conversa.

10/11

Palestra, atendimento médico e roda de conversa.

09/11 – no Estaleiro do Eran

Palestra sobre prevenção de DST; realização de testes rápidos; e distribuição de preservativos e folders.

10/11 – na UBSR Efigênio Sales

Roda de conversa sobre prevenção do câncer de próstata, combate ao tabagismo e saúde bucal; teste rápido de HIV, hepatite B, hepatite C e sífilis; orientações sobre a prevenção da hipertensão e diabetes; e distribuição de folders e preservativos.

11/11 – das 8h às 12h – na sede do Disa Rural

Estandes abordando diversos temas: hiperdia, saúde do negro, tabagismo, DST/Aids, câncer de boca, alimentação saudável, saúde do trabalhador; imunização; ginástica laboral; e consultas médicas.

Com informações da assessoria

Comentários