×

Cidades

Chuva intensa em Manaus atinge mais de 34% da média

Volume registrado já ultrapassa 109 mm, segundo Inmet

Chuva intensa em Manaus atinge mais de 34% da média

Grande volume de chuva foi registrado em um único dia (Foto: Divulgação)

Manaus (AM) – O volume de chuva registrado em Manaus nesta terça-feira (4) já equivale a mais de um terço do esperado para em março. Até às 21h, a estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizada na avenida Mário Ypiranga Monteiro, contabilizou 109,6 mm de precipitação, representando 34,15% da média climatológica de março, que é de 320,9 mm.

Com o grande volume de chuva registrado em um único dia, há risco de alagamentos e transtornos no trânsito, principalmente em áreas vulneráveis. Até o momento, 32 ocorrências foram contabilizadas em diferentes regiões da cidade, incluindo: 17 alagamentos – sendo 9 na Zona Leste, 2 na Zona Sul, 2 na Zona Oeste, 2 na Zona Norte e 2 na Zona Centro-Oeste, 1 bueiro entupido – na Zona Oeste, 1 desabamento – na Zona Sul, 3 desabamentos de muro – nas Zonas Centro-Sul, Sul e Norte, 5 deslizamentos de barranco – nas Zonas Norte, Leste, Sul e Oeste, e 5 desabamentos de casas de alvenaria – sendo 3 na Zona Norte, 1 na Zona Sul e 1 na Zona Centro-Sul.

(Foto: Divulgação)

As equipes responsáveis foram acionadas para minimizar os impactos da chuva e garantir a segurança da população. A normal climatológica corresponde à média das chuvas registradas ao longo de, no mínimo, 30 anos para o mês de março. Esse indicador é utilizado como referência para determinar se a precipitação está dentro do padrão esperado. Quando o volume de chuva mensal ultrapassa significativamente essa média, configura-se uma anomalia positiva; se estiver muito abaixo, trata-se de uma anomalia negativa.

Canal de Atendimento 24h
Para solicitar assistência, entre em contato pelo número (92) 98802-3547. O Disque 199 está temporariamente fora do ar devido a falhas na operadora Oi.

Recomendações

(Foto: Divulgação)

Os moradores de Manaus devem estar atentos às condições climáticas adversas e tomar as devidas precauções. Além disso, é fundamental evitar o acúmulo de água parada para prevenir a proliferação de mosquitos transmissores de doenças.

Em caso de alagamentos, ao dirigir, reduza a velocidade e mantenha uma distância segura dos outros veículos. Sempre que possível, evite áreas inundadas e busque rotas alternativas para garantir a segurança no trânsito.

You cannot copy content of this page