×

Amazonas

Idam investe na criação de abelhas sem ferrão e realiza capacitação

Atividade sustentável e lucrativa, a meliponicultura se mostra como atividade promissora no Estado

O objetivo é realizar um nivelamento para melhorar o atendimento a produtores rurais (Foto: Kevyn Sousa/Idam)

Manaus (AM) – O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realizou, hoje (16), a abertura do curso de Meliponicultura para técnicos extensionistas em Iranduba (distante 27 quilômetros de Manaus). Ao todo, participam do curso 25 técnicos do Instituto, atuantes em 18 municípios do Amazonas. O objetivo é realizar um nivelamento para melhorar o atendimento a produtores rurais envolvidos na atividade.

Publicidade

A programação continuará até sábado (20), com palestras sobre a biologia e comportamento de abelhas sem ferrão e aulas práticas de manejo. A temática está sendo ministrada pelo biólogo e técnico agrícola João Fernandes Ferreira Lima, referência estadual na meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão). As aulas estão sendo realizadas na propriedade Dramel, do cirurgião dentista e meliponicultor Joaquim Alberto, no ramal Monte Castelo, em Iranduba.

“A meliponicultura é uma cultura que tem muito potencial no Amazonas. É uma cultura que não agride o meio-ambiente e que pode ser consorciada com outras atividades rurais, melhorando assim a produtividade e rentabilidade das propriedades rurais. Com este curso, queremos ter a expansão da atividade no estado e propiciar o desenvolvimento sustentável”, disse o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural do Idam, Tomás Sanches.

Tomás ressaltou ainda a importância de seguir o modelo da propriedade Dramel, atuando de forma regularizada junto à Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) e ao Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

Para o gerente da unidade local do Idam em Iranduba, Jean Frank Cavalcante, esta iniciativa é crucial para o desenvolvimento da meliponicultura no estado.

“Hoje observamos o crescimento do setor em Iranduba graças à assistência técnica que o Idam tem oferecido aos produtores rurais. É através de um acompanhamento especializado que o produtor consegue crescer sua criação; e ver que a atividade pode ser uma fonte de renda”, salientou.

(Foto: Kevyn Sousa/Idam)

A capacitação reúne técnicos extensionistas do Idam que atuam nos municípios de Autazes, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Iranduba, Manaus, Manacapuru, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Boa Vista do Ramos, Borba, Barreirinha, Caapiranga, Coari, Codajás, Itacoatiara, Itapiranga, Tefé e Alvarães.

Atividade – Além de ser uma atividade sustentável, a criação de abelhas sem ferrão (meliponicultura) possibilita, através do seu manejo, o alcance da preservação das espécies e do ecossistema.

Quando integrada às demais atividades da propriedade, ela tem também um papel fundamental na polinização da maioria das plantas frutíferas e da flora nativa, contribuindo com o aumento da produtividade e produção agrícola, além de proporcionar a produção de mel e seus subprodutos.

*Com informações da assessoria