×

Saúde

Gestores participam da segunda edição do programa de capacitação promovida pela Semsa

Cerca de 30 gestores participaram das reuniões do programa de capacitação - foto: divulgação/Semsa

Cerca de 30 gestores participaram das reuniões do programa de capacitação – foto: divulgação/Semsa

Iniciado em janeiro deste ano, a segunda edição do Programa de Integração e Práticas de Gestão, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), foi encerrada na sexta-feira (10) na Unidade Básica de Saúde (UBS) Nilton Lins, bairro Flores, Zona Centro-Sul de Manaus.

Publicidade

Com atividades iniciadas na terça-feira (7), cerca de 30 gestores participaram das reuniões abordando os temas os temas Gestão de Recursos Humanos, Gestão Administrativa, Gestão de Saúde e dos Sistemas de Informação.

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, explicou que o programa será desenvolvido ao longo do ano, com encerramento no mês de novembro e a participação de diretores de serviços como as Unidades de Saúde, os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), os Laboratórios Distritais, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

“A intenção é fortalecer a qualificação dos gestores de serviços da saúde, principalmente aqueles que atendem diretamente a população. Com mais conhecimento e informação, o gestor pode orientar de forma mais eficiente a equipe de trabalhadores do serviço de saúde que, assim, oferecerá um atendimento mais qualificado para a população”, diz Homero de Miranda Leão, destacando que o objetivo final é sempre melhorar a eficiência dos serviços oferecidos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A subsecretária de Gestão da Saúde, Lúbélia Sá Freire da Silva, ressalta que o programa foi idealizado a partir da necessidade identificada nos serviços pela frequente atualização dos gestores, além de ser uma forma de integrar os profissionais dos Distritos de Saúde (Sul, Norte, Leste, Oeste e Rural).

“As dúvidas sempre existem e às vezes temos novos gestores sendo inseridos nos serviços. Isso significa que a atualização de informações precisa ser realizada de forma frequente. A proposta também foi proporcionar a integração entre os gestores, reunindo os novos e os mais antigos e promovendo a troca de experiências para a melhor resolução dos problemas”, afirma Lubélia Freire.

Metodologia

De acordo com a chefe da Divisão de Educação Permanente da Semsa, Ana Lúcia Raman, o Programa de Integração e Práticas de Gestão foi organizado em três módulos que abordam temas diferentes, em três etapas.

Cada módulo vai envolver 90 gestores, divididos em três turmas. O primeiro módulo teve início em janeiro com uma primeira turma de 30 novos gestores, seguindo com a segunda turma nesta semana, de 07 a 10 de março, e será encerrado com um terceiro grupo no período de 21 a 24 de março.

“Essas três turmas de 30 gestores irão participar dos três módulos do programa. O segundo módulo já está programado para acontecer entre os meses de maio e julho, abordando o tema Gestão do Planejamento em Saúde”, informa Ana Raman.

Para a enfermeira Roseli Barbosa Cerqueira, diretora da UBS São Francisco (zona Sul) e uma das participantes do programa, a capacitação tem permitido uma maior troca de experiências entre os gestores e vem fortalecendo a integração entre os serviços.

“O aproveitamento tem sido ótimo durante toda a capacitação. Além de enriquecer o conhecimento dos gestores com novas informações, a troca de experiências tem sido fundamental e acredito que vai permitir que todos tenham um olhar diferenciado para a resolução dos problemas no atendimento à população”, afirmou a enfermeira.
Com informações da assessoria