×

Saúde

Alopecia: saiba mais sobre a perda de cabelos que afeta mulheres

A esposa do ator Will Smith sofre com um dos casos mais brandos da doença

Alopecia Feminina (Foto: Divulgação/F5 Comunicação)

Manaus (AM) – Considerado um dos problemas mais relacionados à perda de cabelo ou pêlo entre homens e mulheres seja em qualquer parte do corpo, a alopecia, pode ser ocasionada por influências genéticas, processos inflamatórios locais ou doenças sistêmicas.

Publicidade

A alopecia areata, é um dos tipos mais comuns da doença, ela ocorre quando as células começam a atacar o próprio organismo. Acredita-se que ela atinge aproximadamente 2% da população mundial em diferentes níveis, afetando desde pequenas áreas do couro cabeludo ou da barba, por meio de lesões circulares, ou até causando a completa ausência dos fios em todo o corpo.

Alopecia Feminina (Foto: Divulgação/F5 Comunicação)

Já alopecia androgenética, é aquela que provoca o afinamento progressivo dos fios, mesmo sendo mais recorrentes em homens, a doença também afeta uma boa parte das mulheres, estima-se no mundo que 5% delas tenham alopecia androgenética. Com sintomas, que costumam ser mais discretos, como perda capilar na região central do couro cabeludo, os períodos de queda intensa podem ter relação com irregularidade menstrual, acne ou obesidade.

O dermatologista do Sistema Hapvida, Diogo Pazzini, explica como a doença se desenvolve e quais seriam os seus primeiros sintomas. “Primeiramente, é preciso entender que alopecia não é o nome de uma única doença com perda de cabelo. Existem vários tipos de alopecia. Por exemplo, alopecia androgenética, areata, frontal fibrosante, de tração, etc. A doença pode variar, desde uma única placa com perda de cabelo (esse, geralmente, é o sinal inicial) até quadros mais graves, podendo deixar a pessoa careca e perder, inclusive, todos os pelos do corpo”.

O médico ainda destaca que apesar de constante, é possível diminuir o avanço das perdas dos fios, através de medicamentos e tratamentos específicos com profissionais da saúde. “Tem tratamento sim, com medicamentos orais, tópicos e injetáveis, os imunobiológicos também podem ser indicados, de acordo com cada caso. Mesmo a doença sendo determinada geneticamente, é possível prevenir os gatilhos, que são os desencadeantes, como traumas físicos, infecções e condições emocionais (estresse). Outra dica é procurar o dermatologista logo no início para perceber o problema, porque é reversível. O cabelo pode voltar a crescer, pois os folículos pilosos não foram destruídos, apenas estão inativos pela inflamação”.

Polêmica no Oscar

O caso que ganhou bastante repercussão nos últimos dias foi envolvendo a atriz Jada Pinkett Smith, durante a última cerimônia do Oscar 2022. Na ocasião, um dos apresentadores do evento, Chris Rock, teria feito uma piada sobre o corte de cabelo da atriz.

Jada precisou raspar a cabeça por conta de um caso grave de alopecia areata, a doença autoimune e inflamatória, leva a perda de áreas circulares de falhas de cabelo ou pêlos (sobrancelhas e cílios).

Após ouvir o comentário, o marido da atriz, Will Smith, subiu no palco, e deu um tapa na cara do comediante, o ocorrido gerou vários comentários nas redes sociais reprovando ambas as atitudes.

Sobre o Sistema Hapvida

O Hapvida é o maior sistema de saúde e planos odontológicos do Brasil em número de beneficiários, com mais de 15 milhões de clientes, de pessoas físicas a grandes empresas, em todo o país. Em 2022, após a combinação de negócios do Sistema Hapvida com o Grupo NotreDame Intermédica, foi criada uma das maiores operadoras verticalizadas do mundo. Fundada em 1979, a companhia possui mais de 66 mil colaboradores e cerca de 27 mil médicos e 33 mil dentistas. Com a missão de garantir o acesso à saúde de qualidade a um custo eficiente, a empresa conta com uma rede assistencial própria composta por 84 hospitais, 75 prontos atendimentos, 294 clínicas médicas e 262 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial. Em 2020, a companhia registrou receita líquida de R$ 8,6 bilhões. Mais informações, acesse: hapvida.com.br/ ri.hapvida.com.br.

 

*Com informações da assessoria