×

Política

Novo prefeito de Oriximiná, no Pará, delegado Fonseca comanda limpeza

No primeiro dia após vitória, Fonseca e apoiadores foram às ruas com vassoura nas mãos para varrer os santinhos e sujeiras deixados nas ruas da cidade

O prefeito eleito com 13.277 votos, percorreu diversas ruas para limpar santinhos jogados (Foto: Divulgação)

Oriximiná – O prefeito eleito em Oriximiná, no oeste do Pará, Delegado Fonseca, formado em Direito na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), amanheceu nesta segunda-feira (16) limpando o lixo eleitoral das ruas.

Publicidade

“É uma ação que mostra como nossa gestão vai ser diferente. Vamos com certeza transformar Oriximiná”, disse.

Fonseca e apoiadores foram às ruas com vassoura nas mãos para varrer os santinhos e sujeiras deixados nas ruas da cidade.

Sobre o resultado das eleições, o prefeito eleito agradeceu os votos recebidos. “Estou muito feliz e grato. Foi uma eleição muito apertada. Em um município com 46 mil eleitores, eu ganhei essa eleição com uma diferença de 102 votos. Não é diferença. É uma clara evidência divina que Deus me entregou essa missão. Não é apenas porque sou preparado, mas sim porque Deus quis. Tenho a plena convicção disso. Oriximiná é uma cidade livre a partir de hoje”, disse Delegado Fonseca emocionado.

O prefeito eleito com 13.277 votos percorreu diversas ruas da cidade para limpar santinhos jogados por candidatos. Além da evidente falta de zelo pela cidade, jogar uma grande quantidade de “santinhos” em vias públicas, próximo a um local de votação é um crime eleitoral.

(Foto: Divulgação)

Conforme disposto na Lei das Eleições 9.504/97, artigo 39, parágrafo 5º, inciso 3º, o chamado “derramamento de santinhos” configura propaganda eleitoral irregular, ainda que realizado na véspera do pleito.

O candidato derrotou o candidato Angelo Ferrari (PTB), que ficou em segundo lugar com 36,62%. A eleição em Oriximiná teve 0,51% de votos brancos, 2,33% nulos e 20,09% abstenções.

Delegado Fonseca tem 34 anos, é casado, formado em Direito na Ufam e declara ao TSE a ocupação de servidor público estadual.

Ele derrotou tradicionais grupos políticos da cidade, começou ganhar popularidade na cidade, fruto do seu trabalho atuante como delegado de polícia da cidade.