Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se tornou o presidente da República eleito com mais votos na história do Brasil. Com 100% das urnas apuradas, o petista recebeu mais de 60,3 milhões de votos nas eleições deste domingo (30) e governará o Brasil pela terceira vez a partir de 1º de janeiro de 2023.
Em seu primeiro discurso na noite de domingo (30), na avenida Paulista, em São Paulo, Lula declarou: “Não existem dois Brasis. É hora de baixar as armas”
Os votos recebidos pelo petista equivalem a 50,9% dos votos válidos para o cargo no segundo turno deste ano. Em 2006, Lula quebrou o recorde de votação nas eleições presidenciais brasileiras. Por sinal, o adversário da época era Geraldo Alckmin (PSB) e agora vice-presidente eleito.
O atual presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu 58,2 milhões (49,1%). Antes das eleições de 2022, a votação máxima de um candidato à Presidência havia sido registrada por Bolsonaro, em 2018. No segundo turno daquele pleito, o atual presidente recebeu 57,7 milhões de votos.
Apoio
Após resultados das urnas, vários líderes mundiais parabenizaram o presidente eleito.