×

Política

Deputado Dermilson Chagas defende reajuste para servidores estaduais

O parlamentar solicitou que a Aleam recebesse a Comissão dos servidores da Saúde que estava realizando manifestação na frente do órgão.

Dermilson Chagas, deputado pelo Podemos (Foto: Márcio Gleyson)

Manaus (AM) – Uma comissão de representantes dos servidores efetivos estaduais da Saúde foi recebida pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) nesta quinta-feira (8) a pedido do deputado Dermilson Chagas (Podemos). O parlamentar disse que o grupo de manifestantes procurou a Aleam para protestar contra a perda salarial que a categoria vem sofrendo.

Publicidade

“A manifestação desses técnicos de enfermagem e enfermeiros é justa e legítima. Mostra uma insatisfação muito grande com a perda salarial da categoria, e essa Casa está sendo procurada como uma esperança para ser a voz dessa categoria. Então, peço ao senhor presidente que a comissão seja recebida para dialogarmos”, disse Dermilson Chagas durante a sua fala no Plenário Ruy Araújo da Aleam.

O deputado ressaltou que é injustificável que o Estado não dialogue com essa e outras categorias, como a dos servidores da Polícia Civil e a dos professores, entre outras, sobre a possibilidade de conceder reajuste salarial, uma vez que a receita do Estado vem apresentando sucessivas altas na arrecadação desde 2019.

“O Governo do Estado tem arrecadação em alta desde 2019, tem um acúmulo muito grande. Para se ter uma ideia disso, de 2019 a 2020 e a 2021, se pegarmos o mês de março, o Governo teve um acréscimo de 14% na arrecadação. Isso é significativo e olhe que nós estamos com pandemia, com lockdown em alguns segmentos, mas o Estado teve um excesso de arrecadação. Então, tem ‘gordura’ demais para queimar”.

Emendas

Dermilson Chagas sugeriu que as categorias se programem e solicitem de seus sindicatos e associações os estudos de impacto financeiro na folha de pagamento para apresentar ao Governo do Estado, que, em breve, terá de encaminhar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) para serem votadas na Aleam, ocasião em que os deputados poderão discutir a importância do aumento salarial das categorias e inserir emendas para serem incluídas nesses dois instrumentos.

No caso dos servidores da Polícia Civil, o parlamentar sugeriu, como exemplo, que fosse solicitado o aumento linear para delegados, agentes e escrivães, devido ao fato de haver outras categorias que ainda não foram contempladas com reajuste.

“Então, que seja linear, igual para todos, porque tem outras categorias, tem administrativos, tem professores, tem médicos, tem o Ipaam, tem Previdência, tem várias secretarias, órgãos e empresas do Estado que até agora não tiveram reajuste salarial e é justo que todos recebam”, defendeu.

*Com informações da assessoria