×

Política

Ana Cássia vence processo contra Marina Pandolfo por perseguição política

Com base em vídeos e provas anexadas aos autos, a Justiça entendeu que as ações dos apoiadores de Pandolfo configuram uma perseguição uma tentativa de intimidar a candidata

Ana Cássia vence processo contra Marina Pandolfo por perseguição política

Manaus (AM) –  Em decisão proferida nesta semana, a Justiça Eleitoral concedeu tutela provisória a favor da candidata à prefeitura de Nhamundá, Ana Cássia Brito Andrade, visando garantir a integridade física e psicológica dela e de seus apoiadores durante o período de campanha eleitoral. A ação foi motivada por episódios de intimidação e perseguição por parte de correligionários da campanha de Raimunda Marina Brito Pandolfo, também candidata ao cargo de prefeita.

De acordo com o Ministério Público Eleitoral, os apoiadores de Pandolfo, trajados com roupas alusivas à campanha da candidata, têm seguido Ana Cássia de forma ostensiva e intimidatória em seus atos de campanha, dificultando o livre exercício de suas atividades eleitorais. Além disso, foi relatado que em eventos anteriores, houve episódios de violência contra apoiadores de Ana Cássia, com objetos sendo atirados contra eles.

Publicidade

Com base em vídeos e provas anexadas aos autos, a Justiça entendeu que as ações dos apoiadores de Pandolfo configuram uma perseguição sistemática e uma tentativa de intimidar tanto a candidata quanto seus eleitores, afetando a normalidade do processo eleitoral e criando um clima de insegurança pública.

A decisão proíbe que os representados, seus agentes de campanha ou correligionários realizem qualquer tipo de perseguição, vigilância ou aproximação intimidatória durante os atos de campanha de Ana Cássia, sob pena de multa por cada ocorrência de R$ 5.000,00. Além disso, a Polícia Militar, Civil e Eleitoral foram notificadas para garantir a segurança durante os eventos eleitorais e zelar pelo equilíbrio do pleito.