×

Política

Amom Mandel vai parar na delegacia após abordagem da Rocam

O deputado federal pelo Cidadania demonstrou insatisfação ao ser abordado por policiais militares durante "operação Impacto"

Amom Mandel vai parar na delegacia após abordagem da Rocam

Amom Mandel, deputado federal, durante ocorrência no 14º DIP (Foto: Divulgação)

Manaus (AM) – O deputado federal Amom Mandel Lins (Cidadania) foi encaminhado nessa quinta-feira (4) para o 14° Distrito Integrado de Polícia (DIP) na avenida Autaz Mirim, na zona leste de Manaus. Isso ocorreu durante a ‘Operação Impacto’, conduzida pelo Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM). A ação teve como propósito a diminuição dos índices de criminalidade na capital.

De acordo com informações de agentes de segurança presentes na operação, Amom Mandel demonstrou insatisfação ao ser abordado pela Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) e tentou influenciar a guarnição utilizando uma “carteirada”, com conotações de ameaça e constrangimento.

Publicidade

Essa prática configura crime de abuso de autoridade, conforme estipulado pela Lei 13.869/19, com pena prevista de detenção de 1 a 4 anos, além de multa. A mesma penalidade se aplica a quem utiliza identificação funcional, uniforme, insígnia, distintivo ou outro meio de identificação para menosprezar ou ofender agentes públicos ou privados no exercício legítimo de suas funções.

Capitão Alberto Neto

Nas redes sociais, o deputado federal Capitão Federal Alberto Neto se pronunciou sobre a abordagem de Amom e confirmou o caso. O parlamentar afirmou que a autuação ocorreu após abordagem de policiais da Rocam.

O caso de Amom Mandel, por se tratar de uma situação atípica, foi transferido do 14° DIP para a Secretaria de Segurança Pública, onde serão conduzidas investigações para esclarecimento dos fatos.