×

Polícia

Operação ‘Resposta’ prende cúpula da FDN em fazenda na Zona Rural de Manaus

Os líderes da FDN foram presos em uma fazenda próximo de Rio Preto da Eva (Foto: Divulgação)

Quatro homens pertencentes à cúpula da Família do Norte (FDN) foram presos na manhã de terça-feira (11), em uma fazenda localizada no quilômetro 60 da rodovia AM-010, que fica próximo ao município de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus). Dois dos quatro líderes da ‘linha de frente’ da facção criminosa, haviam sido colocados em liberdade pela Justiça em dezembro do ano passado.

Publicidade

A operação batizada de ‘Resposta’ mobilizou policiais de cinco delegacias. A Secretaria-Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai), Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) e Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) estavam investigando os suspeitos desde janeiro.

Grupo usava fazenda e apartamento de luxo em Manaus para reuniões e contabilidade do tráfico de drogas (Foto: Divulgação/PC)

Na operação iniciada há 20 dias, foram presos Josué Moraes de Almeida, Alan Sérgio Martins Batista, conhecido como ‘Índio’, Edson Benedito da Silva, o ‘Velho’, e Messias Rocha de Araújo. Conforme a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Alan recebeu o alvará de soltura no dia 17 de dezembro de 2016, nove dias depois Josué também ganhou a liberdade concedida pela justiça.

De acordo com o delegado Cícero Túlio, titular do 23º Distrito Integrado de Polícia (DIP), os quatro homens comandavam a facção do lado de fora da cadeia, com reuniões da contabilidade do tráfico no Condomínio Aqua, na Rua Missoshiro, bairro Parque Dez de Novembro, Zona Centro-Sul de Manaus.

O quarteto preso na fazenda JH que fica na Zona Rural da capital recebia ordens diretas dos narcotraficantes João Pinto Carioca, o ‘João Branco’ e José Roberto Fernandes Barbosa, o ‘Zé Roberto’. Com eles, os policiais foram apreendidos uma pistola ponto 40 de propriedade da Polícia Militar (PM), uma arma calibre 380, um revólver de calibre 38 e dois rifles.

Para chegar ao grupo, que lucrava cerca de R$ 2 milhões com venda de drogas em Manaus e nos estados do Rio Grande do Sul (RS) e Mato Grosso (MT), foram infiltrados policiais dentro do condomínio de luxo.

“Na ‘linha de frente’ comandada pelos narcotraficantes ‘João Branco’ e ‘Zé Roberto, o quarteto movimentava cerca de R$ 2 milhões por mês com a venda de drogas em Manaus e envio de entorpecentes para outros estados. Com o dinheiro, eles compravam armas, drogas e apartamentos em áreas nobres da cidade para fazer as transações do tráfico. Há 20 dias tivemos conhecimento que eles realizavam reuniões para fazer a contabilidade da FDN em um condomínio de luxo, próximo ao 23º DIP. Policiais foram infiltrados no condomínio e a partir daí descobriram que eles iam para essa fazenda”, explicou o delegado.

O delegado ressaltou que os líderes da FDN Josué e Alan, tinham mandados de prisão em aberto e estavam sendo procurados, desde janeiro, pela polícia.

Membro da FDN preso no Rio de Janeiro

O traficante ‘Mano Kaio’ é mandante de várias execuções no Amazonas (Foto: Divulgação/PC-RJ)

Em agosto deste ano, Kaio Wellington Cardoso dos Santos, o ‘Mano Kaio’ foi preso pela Polícia Civil do Rio de Janeiro. Segundo a Polícia Civil do Amazonas, ele seria um dos líderes da FDN que atua pelo controle do tráfico nas disputas sangrentas com a facção criminosa do Primeiro Comando da Capital (PCC), desde o início do ano.

‘Mano Kaio’ assumiu a liderança da FDN após a prisão dos narcotraficantes ‘João Branco’, ‘Zé Roberto’ e Gelson Carnaúba, criadores da facção com estatuto que impõe regras aos membros da organização criminosa.