×

Polícia

Homem procurado por envolvimento na morte de Lenita é preso

Erick Anderson Muniz Castro, conhecido como “DR” ou “Derick Rafael”, tinha mandado de prisão aberto por homicídio de adolescente de 14 anos

Erick Anderson foi preso na Vivenda Verde, no Tarumã-Açu (Foto: Divulgação)

Manaus – Erick Anderson Muniz Castro, conhecido como “DR” ou “Derick Rafael”, um dos envolvidos na morte da adolescente Lenita Silva da Silva, 14, foi preso na madrugada deste domingo (25), pela equipe da 20ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), durante uma ação policial na Avenida da Vivenda Verde, no bairro Tarumã-Açu, na Zona Oeste. Ele estava com mandado de prisão aberto pelo crime de homicídio.

Segundo as investigações, Erick Anderson participou do assassinato, juntamente com outros dois comparsas, João Matheus Souza Sarmento, 19, e Cleandro Vasconcelos Viana, vulgo “Barba”. O crime ocorreu na noite de 23 de maio deste, no ramal da Praia Dourada, na Zona Oeste de Manaus.

João Matheus foi preso no dia 2 de junho deste ano (Foto: Diário Manauara)

João Matheus entrou fez contato e convidou Lenita para uma festa. Ela marcou ponto de encontro na casa de uma amiga no bairro Compensa, na Zona Oeste, onde entrou em um carro Gol, de cor vermelha, conduzido por Cleandro. Durante o trajeto, a jovem foi questionada sobre estar repassando informações para membros da facção criminosa Família do Norte (FDN).

Lenita foi morta com cinco tiros (Foto: diário Manauara)

Mesmo negando, a jovem foi agredida dentro do carro e depois executada com seis tiros. Conforme levantamentos da polícia, Lenita planejava entregar “Igor”, um dos líderes do Comando Vermelho (CV), para ser morto por integrantes da FDN. A adolescente chegou se manifestar nas redes sociais após as mortes do amigo Samuel Nogueira Ferreira Filho, 22.

O jovem foi assassinado na madrugada do dia 4 de maio deste ano, com vários tiros dentro de uma pizzaria no Beco Pantanal, no bairro Compensa. Na ocasião, Samuel estava no primeiro dia de trabalho como entregador no estabelecimento. Seis homens invadiram o local e efetuaram os disparos. Alem de Samuel, morreu no local Júlio Rodrigues da Silva, 22. Outras três pessoas ficaram feridas na ação criminosa.

Durante o inquérito policial aberto pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), a equipe de investigação prendeu João Matheus no dia 2 de junho deste ano, quando se apresentava à especializada para prestar esclarecimentos, acompanhado de uma advogada após ter imagem amplamente divulgada imprensa.

Em depoimento, João Matheus contou os detalhes do crime e manteve versão que Erick Anderson e Cleandro estavam com ele na execução de Lenita. O responsável pelo caso, o delegado Paulo Martins, que estava como titular da especializada solicitou os mandados de prisão preventiva junto à Justiça.

Cleandro Vasconcelos Viana, vulgo “Barba”, é procurado pela Justiça (Foto: Diário Manauara)

Erick Anderson foi conduzido para o 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP) e, posteriormente, levado para a DEHS, onde foi instaurado inquérito policial sobre o caso Lenita. Ainda segue foragido da Justiça Cleando.

You cannot copy content of this page