×

Polícia

Em Jutaí, vereador é preso suspeito de promover encontros sexuais com crianças e adolescentes

Altenor de Lima Barbosa, 51, é acusado de comandar um grupo que promovia encontros sexuais com adolescentes na cidade de Jutaí (Foto: Reprodução/Rede Globo)

Suspeito de promover encontros sexuais com crianças e adolescentes, com idade entre 7 a 13 anos, o vereador Altenor de Lima Barbosa, 51, do (PSD-AM), foi preso no município de Jutaí (a 751 quilômetros de Manaus).

Publicidade

A prisão ocorrida na semana passada foi noticiada, no domingo (6), pelo programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão. De acordo com a Polícia Civil (PC), Altenor, também é suspeito de estuprar e engravidar uma adolescente de 13 anos.

Em depoimento, uma das vítimas relatou no Conselho Tutelar do município, que o secretário do vereador, Rosiberto Ferreira Trajano, 22, que está preso, era quem convida as vítimas para entrar em uma casa, onde mantinham relações sexuais regado a bebidas alcoólicas.

Durante um desses encontros, uma adolescente de 13 anos, engravidou após manter relação com vereador Alternor Barbosa, sem uso de camisinha. Além do vereador, outras quatro pessoas estão sendo investigados por participação, entre eles, o filho, o sobrinho e dois funcionários de Altenor.

O delegado Genilson Arruda, da 56ª Delegacia Interativa de Policia (DIP), iniciou as investigações no mês de junho, depois que a mãe da adolescente, que está gravidade, fez a denúncia ao Conselho Tutelar do município.

Arruda informou, por meio da assessoria da Polícia Civil, que três vítimas prestaram depoimentos. Com bases no interrogatório, foi pedido o mandado de busca e apreensão na casa do vereador, pedido que foi negado pelo juiz Francisco Possidônio da Conceição. Na ocasião, a autoridade policial pediu a prisão do vereador por atrapalhar as investigações em torno do caso, que também foi negado pelo magistrado.

Diante dos fatos, o Ministério Público do Amazonas (MP-AM) indeferiu a decisão do juiz Francisco Possidônio da Conceição, e solicitou a prisão preventiva de Altenor e do seu secretário Rosiberto Ferreira Trajano, sob suspeita de prática de estupro de vulnerável.

Por meio de nota, o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) anunciou, que pediu a abertura de um processo administrativo contra o juiz Francisco Possidônio da Conceição, ‘em virtude da inobservância e descumprimento dos deveres funcionais previstos na LOMAM’, o pedido foi encaminhado a Corregedoria Geral de Justiça (CGJ), onde segue sob análise.