×

Polícia

Balsa é apreendida com drogas no rio Japurá, no Amazonas

Segundo a Polícia Federal, a embarcação em ferro tinha como destino final Manaus

A droga estava escondida no porão da embarcação (Foto: Divulgação/PF)

Tefé (AM) – Uma balsa foi interceptada pela Polícia Federal com drogas, na manhã de terça-feira (10), durante operação no rio Japurá, afluente que nasce na Colômbia (chamado Caquetá), e deságua no rio Solimões. A ação policial contou com apoio da Companhia de Operações Especiais (COE), que interage no sistema operacional da Polícia Militar do Amazonas (PMAM).

Publicidade

Segundo a PF, foram apreendidos 195 quilos de maconha tipo skunk. A droga estava escondida no porão de combustível da embarcação em ferro medindo 28 metros de comprimento. Além do produto ilícito, a operação apreendeu ainda um rebocador de embarcação de 270hp, um bote de alumínio com motor de 15hp, uma carabina calibre 38 e 14 munições calibre 380 milímetros.

(Foto: Divulgação/PF)

A operação acontece como resposta a nova rota do tráfico de drogas no rio Japurá, usada para levar o entorpecente da Colômbia para Manaus e, posteriormente, escoada para as regiões norte, nordeste e centro-oeste do Brasil.

(Foto: Divulgação/PF)

A eficaz ação integrada acarretou um prejuízo estimado em R$ 5.643.190,00, a criminalidade organizada e evidencia a responsabilidade e compromisso inabalável da Segurança Pública com a proteção das fronteiras do Brasil.

VIGIA

(Foto: Divulgação/PF)

Fazem parte do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (VIGIA), equipes da Polícia Federal (PF), Companhia de Operações Especiais da Polícia Militar do Amazonas (COE/PMAM), Secretária de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP/AM), Polícia Militar do Estado do Amazonas (PMAM), Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras e Divisas (GGIF), com apoio da Secretaria de Operações Integradas (SEOPI), vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

(Foto: Divulgação/PF)