×

Polícia

Adolescente é morto durante confronto entre facções criminosas

As equipes policiais encontraram João Paulo jogado na rua com cinco ferimentos de tiros espalhados pelo corpo

João Paulo foi morto com tiros na boca, no olho e cabeça (Foto: Divulgação)

Manaus – João Paulo Santos da Cruz Vieira, 17, foi assassinado com cinco tiros na noite de segunda-feira (13), na comunidade Nossa Senhora de Fátima, no bairro Novo Aleixo, na Zona Norte de Manaus. O crime teria relação em briga de facções criminosas.

Publicidade

Segundo informações da 27ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), uma denúncia anônima relatou para o 190 do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) que na Rua Pequiarana (antiga Rua Santa Helena) estava havendo um confronto entre membros da Família do Norte (FDN) e Comando Vermelho (CV).

Chegando ao local, as equipes policiais encontraram o adolescente jogado na rua com ferimentos de tiros. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas a vítima já estava morta.

A perícia criminal do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) confirmou que o adolescente foi atingido com cinco tiros de pistola calibre 380 milímetros, sendo na boca, em um dos olhos e na cabeça.

O autor do assassinato não foi identificado. Este foi a terceira morte registrada na mesma rua considerada pela polícia como área vermelha do movimento do tráfico de drogas.

Outras mortes na Rua Pequiarana

Na noite do dia 12 de março deste ano, Bruno dos Santos Cunha, 21, conhecido como “Bruninho”, foi assassinado com dois tiros na frente da própria casa, na Pequiarana. Ele foi surpreendido quando um veículo, de modelo e placas não identificadas, aproximou-se com três homens, que efetuaram os disparos.

Outro crime foi registrado na manhã de domingo (15). O pedreiro Joceli de Sousa Santos, 30, foi executado dentro da igreja evangélica Comunidade Evangélica Missão Apostólica (Cema), no momento em que ajudava um pastor na limpeza para o culto da noite.

Dois homens invadiram o templo e alvejaram a vítima com 12 tiros, sendo quatro na cabeça, quatro nas costas, dois na perna e dois na barriga. Os assassinos fugiram a pé sem serem identificados.

Em menos de 14 horas, mais um crime foi registrado na Rua Pequiarana. Douglas dos Santos Cunha, 17, morreu após trocar tiros com policiais militares da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam). Ele ainda foi levado para o Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Dr. Platão Araújo, na Zona Leste da capital.

Segundo a Rocam, a equipe policial recebeu informações anônimas que os assassinos do pedreiro estavam no local armados. Ao entrar na rua, os policiais foram recebidos a tiros por seis homens. Os policiais descobriram que o irmão de Douglas, identificado como Bruno dos Santos Cunha, 21, conhecido como “Bruninho”, foi morto durante confronto entre facções criminosas.

O corpo de João Paulo deu entrada no Instituto Médico Legal (IML), por volta de 0h48, desta terça-feira (14). O assassinato do adolescente será investigado pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).

Brigas de facções

A rivalidade entre as facções criminosas FDN e CV pelo controle das rotas do tráfico tem provocado várias mortes na capital e no interior do Amazonas.

Entre os bairros nessa guerra está o Novo Aleixo, com parte dominada pelo narcotraficante Clemilson dos Santos Farias, 39, o “Tio Patinhas”, um dos líderes do CV, e outra pelo traficante Antônio Marcos Pereira Capucho, 39, conhecido como “Capucho”, da FDN. Ambos ampliam suas ações para controlar o tráfico de drogas na região.

Leia também: Integrante da FDN é executado a tiros por supostos rivais do CV