×

Mundo

Neve paralisa Moscou, causa morte e atrasa dezenas de voos

Crianças brincam com a neve que atinge Moscou (Foto: Maxim Shipenkov/Agência EFE/Direitos Reservados)

A neve paralisou Moscou neste domingo com um recorde histórico de precipitações que já causou uma morte e a queda de centenas de árvores, congestionou o tráfego e atrasou dezenas de voos.

Publicidade

“Lamentavelmente, as inclemências não passaram sem vítimas. Uma pessoa morreu por conta da queda de uma árvore”, disse Sergey Sobyanin, prefeito de Moscou.

Ele advertiu que o tempo piorará nas próximas horas, razão pela qual recomendou aos moscovitas, especialmente aos motoristas, que tenham máximo cuidado. As informações são da agência de notícias EFE.

“Esperamos uma grande nevasca e vento de furacão de 20 metros por segundo. Aconselho que se mantenham afastados de árvores e postes de eletricidade”, acrescentou.

Apenas nas últimas 24 horas caíram 23 milímetros de neve, o que representa 64% da média mensal e um nível máximo de precipitações para um dia 3 de fevereiro desde 1957.

12 milhões de pessoas são afetadas pela neve

O manto que cobre atualmente a capital russa já tem 43 centímetros de grossura em alguns lugares, e a neve não deixa de cair intensamente sobre a cidade de 12 milhões de habitantes.

Mais de 20 mil pessoas e 10 mil caminhões, tratores e máquinas para remover a neve participam da limpeza de estradas, ruas, parques e pontes.

Paradoxalmente, este foi um dos invernos mais quentes que se tem registro – ontem as temperaturas desciam pouco do zero grau -, ainda que se espere que a temperatura diminua abaixo dos dez graus negativos na próxima semana.

Fonte: Agência Brasil