×

EsportesEsportes

Presidente da Fifa propõe Mundial de Clubes com 32 equipes

Gianni Infantino, sugere a possibilidade de fazer o atual Mundial de Clubes, ser disputado por 32 equipes - foto: divulgação

Gianni Infantino, sugere a possibilidade de fazer o atual Mundial de Clubes, ser disputado por 32 equipes – foto: divulgação

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, sugeriu a possibilidade do atual Mundial de Clubes, disputado em dezembro, passar a ter 32 equipes e ser disputado durante todo o mês de junho. “Hoje o futebol não é só Europa e América do Sul. O mundo mudou. Por isso devemos buscar um Mundial mais interessante para os clubes, mas também para os torcedores de todo o mundo”, disse o mandatário ao jornal espanhol “Mundo Deportivo”. As informações são da Agência Ansa.

Publicidade

Segundo Infantino, a saúde dos jogadores será “levada em conta” e há um grupo de ex-jogadores, incluindo Boban e Van Basten, analisando a possibilidade. A ideia é que esse torneio ocorra a partir de 2019 e substitua a versão atual, que conta apenas com os vencedores das Copas de cada continente, mais um representante do país anfitrião.

Caso seja adotado, o calendário mudaria novamente as competições sul-americanas. Neste ano, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), anunciou que a principal competição local, a Copa Libertadores da América, seria mais longa, sendo disputada até novembro, e envolveria mais clubes. Com isso, o calendário teria que ser mudado para terminar em maio – o que causaria problemas para todas as federações nacionais.

Além disso, Infantino reforçou ao jornal espanhol sua ideia de fazer uma Copa do Mundo de Seleções com 48 clubes – sendo que 32 países disputariam uma fase “preliminar”, com um jogo único.

“Seguem sendo 32 os participantes na fase final, mas haverá mais equipes que participarão na Copa do Mundo, ainda que seja apenas um jogo de vida ou morte. Quem ganha, vai disputá-la, quem perde irá para casa, mas terá participado de um Mundial, e isso é muito importante para muitos países”, disse o presidente sem especificar os custos desse novo Mundial.

Fonte: Agência Brasil