×

Esportes

Manaus avança em qualidade de vida por meio de práticas esportivas

Na programação consta práticas como hidroginástica, tênis de mesa, tênis de quadra, futsal, futebol de travinha e aula de jiu-jitsu (Foto: Divulgação/Semjel)

Desde 2013, Manaus deu um salto na qualidade de vida da população, investindo em ações de fortalecimento às práticas esportivas e ao lazer. São inúmeros os avanços obtidos pela atual gestão, que vão desde a construção de espaços esportivos até as atividades de rua, como os projetos “Faixa Liberada” e “Aulão de Aeróbica e Ritmos”. Em cinco anos, já são 49 academias ao ar livre implantadas, entre outras áreas desportivas.

Publicidade

“Usamos de muita criatividade para, mesmo em período de forte crise econômica, manter nossos investimentos essenciais e, ainda, garantir o avanço nas ações de esporte e lazer. Foram concessões onerosas, emendas parlamentares, parcerias que possibilitaram empreender em mais qualidade de vida para o povo de Manaus”, disse o prefeito Arthur Virgílio Neto.

Além das parcerias público-privadas, a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte Lazer (Semjel) também ampliou seu leque de atuações. Somente o “Faixa Liberada” passou de um para seis pontos de atividades, levando para os bairros o futebol e basquete de rua, tênis de mesa, aula de jiu-jítsu, pula-pula e o “Aulão de Aeróbica”. Esse último, uma inovação que virou febre em Manaus e é realizada em 12 locais por todas as zonas da cidade.

O secretário da Semjel, João Luiz, disse que houve um aumento de quase 100% de pessoas participando das atividades nos espaços públicos municipais. “Com isso, temos a certeza de que estamos no caminho certo, oferecendo esporte como qualidade de vida para a população de nossa cidade”, ressaltou.

Totalmente equipadas, as academias ao ar livre começaram a ser implantadas em 2013 e até o ano passado 49 academias já haviam sido entregues. Preparadas para receber, inclusive, pessoas com deficiência, as academias auxiliam na busca pela qualidade de vida e estão mudando a vida da população, como a de Raimunda Viana, 84, moradora da comunidade Nova Canaã, localizada no quilômetro 41, da BR-174 (Manaus – Boa Vista).

“Aqui muitas pessoas têm problemas de saúde, como eu, e essa obra é muito bacana, porque vai ajudar muita gente. Agora vou à academia fazer minhas atividades, porque eu preciso mesmo para melhorar minha saúde”, ressaltou a aposentada.

Outros projetos

Outro ponto a ser destacado nas melhorias envolvendo o esporte comunitário é o expressivo aumento de pessoas participando das atividades disponibilizadas pelos 23 Centros de Esporte e Lazer (CEL). A ocupação desses espaços com atividades diversas, como futsal, práticas para a terceira idade, hidroginástica, caminhada orientada, entre outras, ampliou o número de participantes de 80 mil para mais de 170 mil pessoas, de forma direta e indireta.

Construído na primeira gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto, entre os anos de 1989 e 1992, o Complexo Esportivo Amadeu Teixeira foi revitalizado e entregue aos moradores do bairro Santa Etelvina, na zona Norte, dando mais uma opção de esporte e lazer para os moradores daquela região.

O “Minivila de Portas Abertas” é outra proposta de sucesso. Implantado em 2017, o projeto tem como objetivo realizar atividades recreativas e de esporte para a comunidade nas minivilas olímpicas da cidade. Na programação consta práticas como hidroginástica, tênis de mesa, tênis de quadra, futsal, futebol de travinha e aula de jiu-jitsu, também sendo oferecidos serviços de saúde para os participantes.

“A Prefeitura de Manaus se preocupa com o lado social e o nosso ofício é levar o esporte e o lazer para as comunidades. O Minivila de Portas Abertas veio para engrandecer e para mostrar para a população que, realmente, os nossos serviços são oferecidos de maneira humanizada e sem burocracias”, explicou o diretor do departamento de Esporte da Semjel, Alexsandre Barbosa.

Inclusão

Como forma de promover a inclusão social e a prática paradesportiva, desde novembro do ano passado, a prefeitura passou a oferecer aulas de iniciação esportiva para Pessoas com Deficiência (PCD), nas modalidades de goalball e voleibol sentado, além de esporte paralímpico, com o futebol de 5. Todas as atividades acontecem, semanalmente, na Minivila Olímpica do Coroado, zona Leste da capital.

Tênis na Comunidade

Considerado um esporte de alto custo, pelo preço dos equipamentos e dos profissionais que ministram aulas, o tênis passou a ser oferecido gratuitamente para todos os públicos na Minivila Olímpica do Coroado e no Conselho de Desenvolvimento Comunitário do Coroado (CDCC), localizado na rua Ouro Preto, também no Coroado. Para se inscrever, basta apresentar registro geral (RG), comprovante de residência, duas fotos 3×4 em um dos dois pontos onde o projeto acontece.