×

Esportes

De virada, Amazonas vence o Brusque e é campeão da Série C

Onça-pintada saiu atrás, mas reagiu com gols de Diego Torres e Sassá

De virada, Amazonas vence o Brusque e é campeão da Série C

Festa do título inédito da terceira divisão nacional em Santa Catarina (Foto: João Normando)

Manaus (AM) – Com atuação consistente e destaques individuais, o Amazonas venceu de virada o Brusque por 2 a 1 neste domingo (22), no estádio Augusto Bauer, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, e conquistou o título inédito do Campeonato Brasileiro Série C. Guilherme Queiroz, em cobrança de pênalti, abriu o placar para o time catarinense, favorito na partida. Diego Torres e Sassá marcaram para os visitantes. No primeiro jogo, os times ficaram no 0 a 0 na Arena da Amazônia, em Manaus.

O jogo do título

Publicidade

Embalado pela torcida, o Brusque começou o jogo mais ofensivo e criando mais jogadas. As insistências nos minutos iniciais ditaram o ritmo a favor do time catarinense. Aos 9 minutos, Dentinho recebe na área, domina com a esquerda e chuta de direita. A bola bate na mão de Patrick e a árbitra Edina Alves marca pênalti. Guilherme Queiroz cobra e abre o placar para os donos da casa.

Segundo jogo da final entre Brusque e Amazonas (Foto: João Normando)

Após o gol, a equipe amazonense foi em busca do empate com jogadas de contra-ataque, mas esbarrava na defesa adversária. Brusque, por sua vez, quase ampliou o marcador. Aos 33 minutos, Guilherme Queiroz lança Diego Tavares, que avança em velocidade, mas adianta a bola e perde a chance.

O Amazonas passou administrar a partida nos minutos finais da primeira etapa e chegou ao empate. Aos 44 minutos, após cobrança rápida de falta, Diego Torres domina na área e bate colocado sem chances de defesa do goleiro Matheus Nogueira.

Na volta do intervalo, o Amazonas voltou melhor e quase desempatou. Aos 7 minutos, Diego torres cobrou falta direto no gol, mas a bola bateu no travessão. O goleiro Matheus Nogueira ficou só olhando.

Diego Torres fez o gol da reação do Aurinegro (Foto: João Normando)

Onça-pintada continuava pressionando com jogadas para a área. Aos 11 minutos, bola alçada sobra para Sassá. O camisa 99 domina na pequena área, se livra do marcador e vira o jogo para o Amazonas: 2 a 1.

Em desvantagem, o Quadricolor buscou o empate na base da pressão. Mas as finalizações não eram concluídas por causa das defesas do goleiro Edson Mardenn e do sistema defensivo bem postado da Onça-pintada.

O Brusque foi para o ataque, inclusive com o seu arqueiro, em busca do empate. Mas o título ficou com o Amazonas, que conquistou o primeiro título de nível nacional de um clube amazonense. Além de Brusque e Amazonas, Payandu-PA e Operário-PR garantiram acesso à Série B 2024.

Artilheiro

Sassá foi artilheiro com 18 gols na competição (Foto: João Normando)

Além da inédita taça da Série C do Campeonato Brasileiro, Sassá terminou como o artilheiro da competição. Decisivo pelo Amazonas, o camisa 9 balançou as redes adversárias 18 gols vezes. O protagonista da competição já atuou em times da Série A, como Cruzeiro, Botafogo e Coritiba.