×

Educação

Secretária de educação participa de audiência sobre ensino híbrido

Kátia Schweickardt, secretária de educação de Manaus, participou de videoconferência com secretários de todo o país e integrantes do MEC

Ensino híbrido nas redes municipais do Brasil foi discutido por meio de videoconferência (Foto: Márcio James / Semcom)

Manaus – Nesta quarta-feira (25), a secretária de educação de Manaus Kátia Schweickardt, titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participou de vídeo conferência promovida pela Câmara do Deputados para discutir “A importância da conectividade no ensino híbrido em 2021”.

Publicidade

A videoconferência discutiu os desafios enfrentados pela educação durante a pandemia do novo coronavírus. No encontro, os representantes da educação falaram da dificuldade em conseguir que todos os alunos acompanhem as aulas a distância, já que muitos não possuem internet para acompanhar as aulas.

“A educação é um processo amplo e que envolve vários setores, temos mais de 242 mil alunos, que são atendidos na zona urbana e rural da cidade, com calendários escolares diferenciados. Levar conectividades para esses lugares é um custo muito alto, assim como manter esse serviço por muito tempo”, pontuou Kátia.

Manaus foi uma das cidades mais afetadas pelo novo coronavírus no Brasil e, logo após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 na cidade, o prefeito Arthur Virgílio Neto, para evitar a propagação da doença, suspendeu as aulas presenciais, como medida de prevenção. Para ajudar a manter o fluxo de aprendizagem dos alunos, a rede municipal de ensino disponibilizou conteúdo pela TV aberta e internet

Na ocasião, a secretária da Semed também cobrou apoio e ações ativas por parte do MEC. “A maioria das secretarias de educação precisou tomar decisões rápidas e sem apoio, sem uma coordenação nacional, isso foi muito ruim e prejudicou muito o processo no início, quem sabe agora com essa discussão, o MEC possa nos ajudar e perceber que a mudança precisa de uma coordenação, de legislações adaptadas e de uma política nacional, a partir dessa nova realidade”, completou.

Participaram da discussão via internet secretários municipais e estaduais, além de representantes do Ministério da Educação (MEC).

*Com informações da assessoria