
Bumbodrómo de Parintins (Foto: Michael Dantas)
Parintins (AM) – O 58º Festival Folclórico de Parintins, que teve início oficialmente na última quinta-feira (26) com a tradicional Festa dos Visitantes, atraiu uma verdadeira comitiva de políticos amazonenses à ilha Tupinambarana. Entre autoridades do Executivo e Legislativo, nomes como o governador Wilson Lima, o vice-governador Tadeu de Souza, senadores, deputados federais, estaduais, vereadores e secretários municipais marcaram presença na arena do Bumbódromo e nas programações culturais paralelas.
Lideranças políticas deixaram temporariamente suas agendas institucionais em Manaus para prestigiar um dos maiores espetáculos culturais do Brasil, que movimenta intensamente a economia, o turismo e a identidade do povo amazonense.
O governador Wilson Lima (União Brasil) exaltou o trabalho dos artistas dos bois e a estrutura oferecida pelo Estado. “Há uma expectativa muito grande com o que vai para a arena. O festival é resultado do talento dos bois e do suporte que oferecemos”, declarou à imprensa.
Já o vice-governador Tadeu de Souza (Avante) classificou Parintins como “o centro do Brasil” no último fim de semana de junho: “O resto do país divide o calendário pelo Carnaval. Nós dividimos pelo Festival.”
O senador Eduardo Braga (MDB), acompanhado da família, disse viver o 38º festival em Parintins. “É sempre uma emoção. É a maior festa do folclore brasileiro”, afirmou. Outro nome presente foi o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL), ao lado dos deputados estaduais Delegado Péricles (PL), Roberto Cidade (UB), Alessandra Campelo (Podemos-AM), Sinésio Campos, Cabo Maciel, além dos vereadores Capitão Carpê, Sargento Salazar e Marco Castilhos (União Brasil).
A secretária da mulher, Alessandra Campelo, aproveitou a ocasião para reforçar ações de combate à importunação sexual no evento, por meio do projeto “Deixa de Inxirimento”. Já o secretário municipal Saullo Vianna (Semasc) destacou a emoção de ver uma toada de sua autoria no repertório oficial do Boi Caprichoso.
Também prestigiaram o festival os vereadores Rodrigo Guedes (PP), Rodrigo Sá, além do ex-prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Souza (Agir36), presidente da Associação Amazonense de Municípios.
A presença política no festival reflete o reconhecimento da importância econômica e simbólica do evento para o estado. Com milhares de turistas, investimentos públicos e atenção nacional, Parintins se transforma no epicentro da cultura amazônica até o encerramento, neste domingo (29), quando será conhecido o campeão de 2025.