×

Cultura

Manausprev contribui com qualidade de vida de aposentados em atividades de musicoterapia

A ação, realizada em parceria com a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (Funati), encerrou, nesta sexta-feira (29), após 12 sessões

Manausprev contribui com qualidade de vida de aposentados em atividades de musicoterapia

As atividades, que tiveram a cantora Ketlen Nascimento como instrutora (Foto: Raquel Dedier/Estagiária – Manaus Previdência)

Manaus (AM) – A Prefeitura de Manaus, por meio do programa Vitalidade da Manaus Previdência, concluiu mais uma atividade de auxílio à melhora da qualidade de vida de aposentados e pensionistas que participaram dos encontros de musicoterapia. A ação, realizada em parceria com a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (Funati), encerrou, nesta sexta-feira (29), após 12 sessões.

As atividades, que tiveram a cantora Ketlen Nascimento como instrutora, eram realizadas em grupo e incluíram canto, contato e manejo de instrumentos de percussão, improvisação e troca de experiências, com a participação ativa dos 20 idosos.

Publicidade

“A Manaus Previdência colabora com a saúde física e mental dos participantes quando oferta ações de promoção da qualidade de vida, e isso também faz parte da nossa Política da Qualidade, junto ao nosso público-alvo, que vai além da garantia dos direitos previdenciários aos segurados e beneficiários”, explica a diretora-presidente da autarquia, Daniela Benayon.

A musicoterapia auxilia no estímulo da memória, nas habilidades cognitivas e na interação social, além de ter o poder de envolver e despertar emoções. Foi o que aconteceu com o agente de serviços gerais da Manaus Previdência, Sebastião Gomes, que se encantou com as sessões e acabava participando indiretamente, ao ouvir as músicas.

“Eu passava pela sala e ouvia aquele canto que sempre me chamava a atenção. Como por muitos anos toquei violão na igreja, a música sempre me encantou. E a terapia com música mexe com a alma, fazendo o bem. Hoje, estou tendo a oportunidade de tocar flauta no encerramento e isso está sendo muito importante”, exclama.

A aposentada Dayse Fonseca, 72 anos, participante assídua das atividades ofertadas pela Manaus Previdência, disse que a musicoterapia a deixa mais relaxada, mas, também, ativa porque é um aprendizado.

“Agradeço à Manausprev por todas as ações que nos oferecem. Aqui eu relaxo, mas também me mantenho ativa e faço amizades. Ano que vem estarei aqui de novo e vou participar de tudo”, enfatiza.

*Com informações da assessoria 

You cannot copy content of this page