×

Cultura

Cine Set promove oficina de crítica de cinema com temática feminista

Camila Henriques, será uma das facilitadoras no evento (Foto: Michael Dantas/SEC)

O Cine Set está com inscrições abertas e gratuitas para a oficina ‘Outro olhar: oficina de crítica cinematográfica para mulheres’. A atividade acontece no dia 27 de janeiro, das 14h às 17h, no Centro Cultural Palácio da Justiça, na Avenida Eduardo Ribeiro, 901, bairro Centro, Zona Sul de Manaus.

Publicidade

As integrantes do Cine Set e do coletivo nacional Elviras, Camila Henriques e Susy Freitas, serão as facilitadoras no evento, que tem o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), dentro da agenda do programa Espaço Aberto.

Como se inscrever

O Cine Set abriu um formulário de inscrição no Google Drive. Basta preenchê-lo e pronto: a matrícula estará confirmada, dentro do limite de participantes. Serão 20 vagas com prioridade para as inscrições de mulheres, público-alvo da oficina. O curso pode ser feito por pessoas a partir de 14 anos.

O formulário de inscrição pode ser acessado por meio do endereço eletrônico https://tinyurl.com/CineSet-OficinaOutroOlhar/.

Conteúdo do curso

O roteiro da atividade terá três momentos: no primeiro, serão apresentados os conceitos e caracterizações da crítica cinematográfica, tais como diferenciação entre crítica, opinião e análise fílmica, a diferença entre o espectador comum e o espectador que pretende escrever uma crítica, além dos passos para a produção desta.

Num segundo momento, a proposta apresenta um embasamento básico sobre os estudos de representação da mulher no cinema. Teóricas como Laura Mulvey, E. Ann Kaplan e Molly Haskel terão seus trabalhos apresentados aos participantes, dentre outras autoras que entrelaçam os estudos de gênero e cinema. Nesse contexto, também serão apresentados marcos do cinema promovidos por mulheres, tais como o pioneirismo de figuras como Alice Guy-Blaché, Lois Weber, Ida Lupino, entre outras.

No terceiro e último momento da oficina, os participantes assistem e analisam um curta dirigido por uma mulher. Um breve debate sobre a obra e a produção posterior de um texto entre 30 e 50 linhas, a ser avaliado pelas ministrantes da oficina, finaliza a atividade.

Facilitadoras do curso

Camila Henriques é graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário do Norte (Uninorte). É editora multimídia do portal de notícias G1 Amazonas. É integrante da equipe do site Cine Set, onde produz críticas cinematográficas e artigos sobre a Sétima Arte em geral. Também é membro das Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.

Susy Freitas é graduada em Letras

Língua Inglesa e Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). É mestre em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM/Ufam). Atua como professora na Faculdade DeVry Martha Falcão. Escreve críticas cinematográficas no site Cine Set, sendo ainda membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e das Elviras.

Com informações da assessoria