×

Cidades

Vacinação de jovens de 12 a 17 anos segue neste sábado em Manaus

A capital amazonense é uma das primeiras do país a avançar na imunização, alcançando grupos que não estavam previstos inicialmente na campanha

João Viana / Semcom

Manaus (AM) – Adolescentes de 12 a 17 anos começaram a ser vacinados contra a Covid-19 na última sexta-feira (13), em Manaus. O primeiro grupo a receber a imunização foi o de jovens com alguma das comorbidades descritas pelo Ministério da Saúde no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. No início da tarde, o prefeito David Almeida decidiu abrir a vacinação para os adolescentes de 16 e 17 anos, sem doenças preexistentes.

Publicidade

Neste sábado (14), a vacinação será aberta ao público geral dessa faixa etária. Com isso, a capital amazonense passa a ser uma das primeiras do país a avançar na imunização, alcançando grupos que não estavam previstos inicialmente na campanha.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, acompanhou o início dos atendimentos na clínica da família Carmen Nicolau, na rua Santa Tereza D’ávila, Lago Azul, zona Norte da cidade. “Passamos as últimas semanas fazendo um planejamento estratégico, para começar a vacinar essa parcela da população, porque entendemos que quanto mais pessoas vacinarmos, maiores serão as chances de sairmos dessa situação de pandemia. Abrimos 44 pontos nesta sexta-feira, e no sábado aumentaremos para 50 o número de locais para a imunização. O prefeito David Almeida orientou que tivéssemos pontos de vacinação perto das pessoas, em todas as zonas da cidade para facilitar o acesso, sem a necessidade de usar transporte”, destacou.

A titular da Semsa explicou que até o momento, esse é o último grupo para o qual a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), autarquia reguladora, vinculada ao Ministério da Saúde, autorizou a vacinação. “Ainda não temos nenhuma orientação sobre a possibilidade de inclusão de idades abaixo de 12 anos. Na semana que vem terei reuniões em Brasília e um dos assuntos é a vacina. O que houver de novidades, informaremos”, garantiu Shádia.

A estimativa da Semsa para esse grupo é de 237 mil adolescentes e a capacidade instalada diária de vacinação da Semsa, considerando os 50 pontos que funcionarão neste sábado, é de mais de 30 mil pessoas.

(Foto: Camila Batista / Semsa)

Simultaneamente à vacinação dos adolescentes, os pontos da Semsa estão atendendo à população geral a partir dos 18 anos e os remanescentes de outros grupos que ainda não tomaram a primeira dose, além da segunda dose para concluir o ciclo vacinal de quem já esteja nos intervalos estabelecidos pelos laboratórios fabricantes, sendo 28 dias para a CoronaVac/Butantan, e 84 dias para a AstraZeneca/Oxford e a Pfizer/BioNTech, nessa última conforme orienta o Ministério da Saúde.

Sophia Emanuelle, 12 anos, foi com a mãe para receber a vacina. Ela falou do alívio por receber a primeira dose do imunobiológico. “Depois de tudo o que a gente viu, tantas pessoas morreram, poder tomar a vacina deixa a gente aliviada. Mas, mesmo assim, não podemos relaxar, temos que continuar tomando os cuidados para não termos essa doença”, sugeriu.

(Foto: João Viana / Semcom)

Cadastro

Também para esse público, a Semsa orienta que seja feito o cadastro prévio na plataforma Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br) para facilitar o atendimento nos pontos de vacinação, e a consulta no Filômetro (bit.ly/filometrovacina), que mostra o movimento nos locais de vacinação.  

Documentos

Quem tem acima de 18 anos e vai tomar a primeira dose, deve apresentar um documento de identidade original, com foto, CPF e um comprovante de residência, com cópia. Para a segunda dose, o documento de identidade, CPF e o cartão de vacinação.

Os adolescentes devem ir acompanhados dos pais ou de uma pessoa maior de 18 anos, levando um documento original com foto e, caso não sejam pais, assinando uma declaração no verso do comprovante de residência.

Também é obrigatório apresentar documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão Nacional do SUS (CNS) e um comprovante de residência (com cópia). O adolescente que não tenha o CPF nem o Cartão SUS pode solicitar a emissão deste último na própria UBS.

Mais pontos

Neste sábado  (14), a Semsa colocará à disposição da população 50 pontos de vacinação para atender toda a população vacinável com primeira e segunda doses, funcionando das 9h às 17h.

Além dos quatro pontos estratégicos já conhecidos pela população – shopping Phelippe Daou e Studio 5 (para pedestres), sambódromo (apenas drive-thru), e Sesi (para pedestres e drive-thru) -, haverá vacinação no Centro de Convenções Vasco Vasques e em mais 42 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e três escolas da rede pública. 

Os endereços dos pontos de vacinação podem ser consultados nas redes sociais da Semsa (@semsamanaus, no Instagram, e Semsa Manaus no Facebook) e no site da secretaria, por meio do link https://bit.ly/2VLGy15.