×

Cidades

Unidades Móveis de Saúde reforçam atendimento aos homens em quatro bairros

Para realizar os exames é necessário apresentar solicitação médica, RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência com CEP - foto: divulgação/Semsa

Para realizar os exames é necessário apresentar solicitação médica, RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência com CEP – foto: divulgação/Semsa

As Unidades Móveis do Programa Saúde Manaus Itinerante, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), atendem durante esta semana nos bairros Japiim, Centro, Compensa e Parque das Nações, reforçando a campanha Novembro Azul. Os homens podem realizar, diariamente, ultrassom de próstata via abdominal, tireoide, vias urinárias, abdominal superior e abdominal total.
“O programa de saúde itinerante leva exames e orientação para os locais em que os serviços ainda não são oferecidos ou para aqueles onde existe alta demanda. Durante o Novembro Azul, queremos aproximar os homens dos serviços de saúde, incentivando e facilitando ao máximo sua adesão aos exames”, informou o secretário municipal de saúde, Homero de Miranda Leão.

Publicidade

No Japiim, a Unidade Móvel está localizada na av. Rodrigo Otávio, no estacionamento do Parque Lagoa Arhur Virgílio Filho, onde fica até a próxima sexta-feira, 25. No Centro, outra Unidade está prestando atendimento na rua Ferreira Pena, no estacionamento da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), também até o dia 25.

No bairro da Compensa, os usuários podem contar com a Unidade no estacionamento da Maternidade Moura Tapajós, na Avenida Brasil, até dia 24. E, no Parque das Nações, os serviços estão sendo oferecidos na rua Bélgica, esquina com a rua Argentina, até dia 23.

Todas as Unidades Móveis começam a atender às 7h30. Para realizar os exames é necessário apresentar solicitação médica, RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência com CEP.

“São 50 vagas para ambos os sexos, diariamente, por ordem de chegada”, informou o gerente do Programa, William Terra, lembrando que as mulheres podem fazer nove tipos de ultrassom. Além dos destinados aos homens, elas podem realizar os exames de ultrassonografia transvaginal, pélvica, obstétrica e mamária.

O Ministério da Saúde, com a instituição da Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem, em 2009, identificou outras necessidades e peculiaridades em relação à saúde do homem e propôs um novo enfoque para a campanha Novembro Azul, que acontece desde 2008. A nova abordagem considera a saúde integral dessa população, considerando todas as especificidades e não somente o câncer de próstata.

Com informações da assessoria