×

Cidades

UEA e SEMED lançam livro digital sobre formação de professores

Live será nesta terça-feira (04/05), às 15h, no canal do YouTube da TV Lepete e contará com Roda de Conversa com os autores do livro

Cada escola participante produziu o próprio projeto formativo (Foto: Divulgação/UEA)

Manaus (AM) – A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), por meio do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Experiências Transdisciplinares em Educação (Lepete/UEA) e da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM/SEMED), realizam a live do lançamento do livro digital “Formação de professores e professoras: Lugares, Saberes e Subjetividades”, nesta terça-feira (4), no canal da TV Lepete no YouTube, às 15h, onde ocorrerá uma Roda de Conversa com os autores do livro.

Publicidade

Organizado pelas professoras da UEA, Eglê Betânia Wanzeler e Maria Quitéria Afonso, o livro constitui-se do conjunto das experiências resultantes do curso de Especialização em Gestão de Projetos e Formação Docente, que faz parte do projeto Oficina de Formação e Serviço (OFS) realizado em oito escolas da rede municipal de Manaus, nas quais influem escolas nas zonas rural e ribeirinha. A partir do curso, foram gerados artigos científicos e relatórios que, posteriormente, deram vida à obra. Foram incluídos no livro 98 artigos e resumos dessas experiências.

O objetivo do curso de Especialização em Gestão de Projetos e Formação Docente foca em construir uma formação continuada de professores em serviço dentro da escola. Essa construção é feita através de pesquisa-ação colaborativa, que oferta nas escolas conteúdos de reflexão teórica sobre a prática, a fim de promover a formação continuada da instituição, mas com respeito à realidade de cada órgão. Cada escola participante produziu o próprio projeto formativo a partir das necessidades e demandas que foram problematizadas ao longo de dois anos de trabalho.

“O processo para concepção da obra nasce a partir da ideia de que o que a escola produz precisa ser respeitado, reconhecido e estar numa relação de simetria. Não há hierarquia entre o saber científico da universidade e o saber pedagógico da escola. Ambos têm o mesmo potencial de reflexão sobre a vida e a sociedade. É muito importante que os resultados produzidos pela universidade e a escola cheguem a todos”, ressalta a professora Eglê, que é coordenadora do Lepete. A professora comenta ainda, que a obra é destinada, de maneira geral, a trabalhadores e pesquisadores da rede de educação, para observar o que e como os colegas produzem.

O livro é gratuito e poderá ser conferido na plataforma de periódicos pelo link da UEA e YouTube

*Com informações da assessoria