×

Cidades

Servidor da Seduc morre esmagado por carreta em Manaus

Alcilei Vale Neto, 43, estava a caminho do trabalho na garupa de uma motocicleta, quando o pneu traseiro estourou

Acidente aconteceu na Av. General Rodrigo Otávio, no bairro Japiim (Foto: Divulgação)

Manaus (AM) – O servidor público Alcilei Vale Neto, 43, morreu após ser esmagado por uma carreta na manhã desta quinta-feira (11), na avenida General Rodrigo Otávio, no bairro Japiim, na Zona Sul da capital amazonense.

Publicidade

O acidente aconteceu no sentido bairro/Centro, nas proximidades do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Alcilei estava a caminho do trabalho na garupa de uma motocicleta, quando o pneu traseiro estourou. O veículo ficou desgovernado, e causou a queda na pista do condutor e passageiro.

Na ocasião, o motorista da carreta Silo da construtora Etam, que vinha logo atrás, não conseguiu frear a tempo para evitar o atropelamento. A vítima ficou embaixo de uma das rodas do veículo apropriado para o transporte de materiais que necessitam do sistema de descarga por pressurização.

Já o piloto da motocicleta, que fazia o transporte da vítima por aplicativo, não sofreu ferimentos graves durante o acidente. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados para a ocorrência.

Agentes do Instituto de Mobilização Urbana (IMMU) estiveram no local para controlar o trânsito, que se estendeu para as avenidas das Torres, André Araújo e Alameda Cosme Ferreira.

Após o trabalho da perícia, o corpo da vítima foi removido por uma equipe do Instituto Médico Legal (IML). O caso será acompanhado pela Delegacia Especializada em Acidentes de Trânsito (Deat).

Nota de pesar

Alcilei era conhecido pela luta em relação à educação indígena (Foto: Divulgação/Montagem/Diário Manauara)

O governador Wilson Lima lamenta, com profundo pesar, o falecimento, nesta quinta-feira (11), de Alcilei Vale Neto, Gerente de Educação Escolar Indígena (GEEI) da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), vítima de um acidente de trânsito e se solidariza aos familiares, amigos e colegas de trabalho do gestor neste momento de luto.

O governador também colocou à disposição da família a estrutura da Seduc, que está prestando toda a assistência necessária neste momento de dor.

Do povo Mura, Alcilei era natural de Autazes, formado em Ciências Biológicas e em Licenciatura Intercultural Indígena pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Em 2014, ingressou na Secretaria de Estado de Educação e Desporto e, em 2016, à frente das atividades do movimento indígena, assumiu a Gerência de Educação, onde sempre esteve incansável na missão de executar e assegurar aos povos indígenas uma educação comunitária, intercultural, bi/multilíngue, diferenciada e específica, valorizando suas memórias históricas, a reafirmação de suas identidades étnicas.

Alcilei Vale Neto deixa a certeza que cumpriu sua missão durante os anos dedicados à educação e ao serviço público estadual. Sempre muito atencioso e responsável, era assíduo e estava sempre disponível para ajudar a todos ao seu redor.