×

Cidades

Projeto Musicalização estimula coordenação motora de alunos com deficiência

O Projeto Musicalização envolve todos os 497 alunos matriculados no complexo. (Foto: Lton Santos)

O Projeto Musicalização envolve todos os 497 alunos matriculados no complexo. (Foto: Lton Santos)

Musicalidade e alegria envolveram mais de cem alunos do Complexo Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo, na manhã desta quarta-feira (3). A atividade, que teve a participação da banda do Comando Militar da Amazônia (CMA), faz parte do Projeto Musicalização, realizado pela Gerência de Educação Especial (GEE). Os instrumentos musicais utilizados pela banda foram apresentados aos alunos, que puderam conferir o repertório da banda do CMA. A atividade é uma forma de ajudar na coordenação motora, na parte cognitiva e de promover a interação dos alunos com deficiências.
O Projeto Musicalização envolve todos os 497 alunos matriculados no complexo. De acordo com o gestor da Escola Municipal André Vidal de Araújo, Helivan Dantas, essa é apenas uma das atividades desenvolvidas com os alunos. “Nossa missão é fazer com que os eles tenham acesso e oportunidade de conhecer tudo o que acontece além das paredes da escola: já fizemos atividades em que eles andaram de avião e a cavalo, por exemplo”, disse o gestor.

Publicidade

O projeto, que teve início em 2016, revelou dois alunos com de Deficiência Intelectual (D.I), que desenvolveram talentos musicais. Eles aprenderam a tocar flauta doce e violão. “Futuramente a gente pretende fazer uma interação dos alunos com a banda do comando militar, por isso todos participam da oficina e cada um vai despertando um dom específico por determinado instrumento”, explicou Helivan.

Para o sargento Isac Silva, que comandou os 26 militares integrantes da banda, levar a música para escolas é uma forma de mostrar o outro lado do Exército. “Quando se fala em Exército as pessoas já pensam logo em guerra, aplicar a lei e a ordem, mas a banda faz essa parte social levando música, alegria. Estar aqui é uma experiência única, trazer alegria para essas crianças com deficiência é muito bom e nós também saímos daqui muito felizes”, comentou o sargento.

Com informações da assessoria