×

Cidades

Prefeitura vai atuar em ponte da avenida Nilton Lins e trânsito na área terá intervenção

A ação de recuperação da ponte da avenida Nilton Lins faz parte do cronograma de reforma de pontes. (Foto: Alexandre Fonseca/Seminf)

As obras de recuperação da ponte localizada na avenida Professor Nilton Lins, no trecho entre a praça da alimentação e o condomínio Moradas do Parque, no Parque das Laranjeiras, zona Centro-Sul, terão início na próxima segunda-feira (24). Nesta primeira etapa da intervenção, cerca de 100 metros de extensão da pista no sentido Torquato Tapajós/Parque das Laranjeiras serão bloqueados já a partir deste fim de semana pela Prefeitura de Manaus. A necessidade de intervenção no trecho foi justificada pelo vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta, após análise de laudo emitido pela Defesa Civil Municipal, que aponta risco iminente de queda da estrutura da ponte.
Rotta ressaltou que a intervenção tem caráter de emergência, para que se evite o desabamento da ponte e garanta-se o tráfego seguro. “Os técnicos da Defesa Civil estiveram no local e constataram que a área apresenta risco de desabamento, pois a estrutura foi feita de gabião e é bem antiga, não suportando mais o fluxo de veículos intenso. Por determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto, e após um entendimento entre todas as secretarias e órgãos municipais envolvidos neste processo, vamos dar início aos trabalhos na ponte de forma célere para que no menor tempo possamos entregar o trecho pronto e acabar com qualquer transtorno à população”, destacou.

Publicidade

Ações

Nesta quinta-feira (20), a partir de 20h, equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) darão início aos trabalhos de retirada do canteiro central da pista. A remoção será feita no período noturno para não atrapalhar o fluxo de veículos. A ação receberá apoio de agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), que estarão orientando os motoristas.

No fim de semana, com a interdição total no trecho da pista sentido Torquato Tapajós/Parque das Laranjeiras, os condutores serão direcionados para o tráfego no contrafluxo e, após a passagem do trecho interditado, poderão retomar o itinerário pela via, normalmente.

Uma das opções para evitar o trecho em obras, nos dois sentidos, é acessar a Rua Dallas, no Parque das Laranjeiras, que faz a ligação entre as avenidas Tancredo Neves e Nilton Lins.

Planejamento

A ação de recuperação da ponte da avenida Nilton Lins faz parte do cronograma de reforma de pontes em concreto armado executado pela Seminf desde o começo do ano. Diferentemente da estrutura inicial, feita de gabião, a nova passagem será feita de forma mista, com vigas metálicas e concreto armado, que dará mais durabilidade à estrutura.

Além da ponte, a avenida começou a receber a implantação de alças de retorno. As obras ocorrem no trecho próximo à praça de alimentação. No total, 230 metros de drenagem profunda já foram instalados no local. Com a finalização deste trabalho, terão início os serviços de reestruturação da base e sub-base, terraplanagem e a aplicação do asfalto. Após conclusão dos trabalhos, os condutores poderão realizar as manobras de retorno com segurança, sem congestionar o trânsito da área.

Com informações da assessoria