×

Cidades

Prefeitura reforça operação de retirada de veículos abandonados nas vias de Manaus

Remoções de veículos abandonados faz parte das ações diárias do Manaustrans. (Foto: Altemar Alcântara/Semcom)

Veículos abandonados nas ruas da cidade estão na mira da Prefeitura de Manaus. Nesta sexta-feira (14), agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) percorreram vias da zona Leste e removeram dez carros que se transformaram em ferro-velho na via pública.
Os carros foram guinchados nos bairros Ouro Verde, Tancredo Neves, Jorge Teixeira, Coroado e Armando Mendes. Após a retirada, uma equipe da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) irá fazer a remoção do lixo acumulado nos locais onde as sucatas estavam estacionadas.

Publicidade

Nos últimos 40 dias, 90 veículos foram retirados das ruas da capital. (Foto: Altemar Alcântara/Semcom)

A remoção de um veículo na Rua Navegantes, no bairro Tancredo Neves, deixou satisfeito o morador Renato Braga. “É um alívio ver este carro sair da rua. Atrapalhava o trânsito deixando a rua mais estreita e acumulava sujeira”, informou.

Antes da retirada, o Manaustrans fez uma abordagem educativa aos donos dos carros velhos e deu um prazo para que a sucata fosse retirada da via. Como permaneceu abandonado, o guincho da Prefeitura removeu o veículo para o parqueamento.

O coordenador da Operação, diretor de Fiscalização do Manaustrans, Stanley Ventilari, explicou que a remoção dos veículos será mantida. “Fazemos operações de rotina em todas as zonas da cidade. A remoção dos veículos é também uma forma de garantir a circulação dos pedestres, com segurança, pois muitas dessas sucatas ocupam as calçadas”. O diretor acrescentou que a Polícia Militar tem acompanhado as operações para dar mais segurança aos agentes de trânsito no momento das remoções.

A remoção dos veículos é também uma forma de garantir a circulação dos pedestres, com segurança. (Foto: Altemar Alcântara/Semcom)

Além das sucatas removidas nesta sexta-feira, o Manaustrans contabiliza que nos últimos 40 dias, 90 veículos foram retirados em vários locais de Manaus. Desses, 43 saíram por iniciativa dos proprietários após a notificação dos agentes do Manaustrans. Outros 47 foram levados para o Parqueamento da Prefeitura, no bairro de Santa Etelvina. Nessa etapa da operação, a zona Norte liderou as ocorrências de veículos abandonados, com 19 registros de sucatas nas vias. Na zona Leste foram oito remoções; na Oeste, nove e na Sul, 11 sucatas retiradas.

A ação já faz parte das atividades diárias do Manaustrans. “A Prefeitura quer organizar a cidade e, por isso, estamos intensificando esta operação para dar mais qualidade de vida aos moradores de muitas ruas que passam por esse problema”, assegurou o diretor presidente do Manaustrans, Franklin Pinto.

Os proprietários que desejarem reaver os veículos removidos poderão procurar o setor de Atendimento do Manaustrans na Avenida Tefé, 850-Japiim, no horário de 8 às 14 horas, de segunda a sexta-feira. Para fazer a retirada, o proprietário deverá apresentar documentos que comprovem a propriedade do veículo.

A presença dos agentes pode ser solicitada pelo Plantão do Trânsito 0800 092 1188 ou pelas mídias sociais facebook/manaustransoficial ou pelo twitter@manaustrans.

Com informações da assessoria