×

Publicidade

Cidades

Prefeitura realiza ação de conscientização sobre respeito aos ciclistas

O objetivo da ação é levar mensagens sobre a importância do envolvimento de todos para a redução do número de vítimas de trânsito

Semana Municipal de Trânsito (Foto: Sidney Mendonça/IMMU)

Manaus (AM) – Consciência e prevenção foram as palavras de ordem da ação da Semana Municipal de Trânsito promovida neste sábado (27), pela Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), junto aos grupos e associação de ciclistas em três pontos da capital, para levar informação aos motoristas sobre respeito a quem anda de bicicleta.

Publicidade

Nas avenidas Noel Nutels, Zona Norte; Constantino Nery, zona Centro-Sul; e Coronel Teixeira, zona Oeste de Manaus, ciclistas, com apoio do IMMU, distribuíram panfletos e conversaram com motoristas sobre convivência no trânsito com quem utiliza a bicicleta como modal de transporte ou como forma de praticar esportes.

O objetivo da ação é levar mensagens sobre a importância do envolvimento de todos para a redução do número de vítimas de trânsito, o respeito com os ciclistas nas vias e a construção de um trânsito mais seguro. Após a panfletagem, foi realizado um passeio de bicicleta até a Ponta Negra.

Segundo o vice-presidente de Transporte do IMMU, Alexandre Frederico, a iniciativa é do prefeito David Almeida, para promover a segurança no trânsito. “Neste sábado, tivemos a presença maciça de associações de ciclistas somando ao nosso corpo técnico, preocupados com a situação do trânsito. O IMMU soma esforços, juntamente com os ciclistas, para passar esta mensagem de consciência sobre a melhor maneira de trafegar nas vias de Manaus”, frisou.

De acordo com o coordenador do grupo Pedala Manaus, Paulo Aguiar, a ação deste sábado foi de suma importância para os ciclistas. “Precisamos ter uma consciência tranquila e harmoniosa no trânsito. Também vale para informar à população em geral que o ciclista faz parte da mobilidade urbana. É um modal muito utilizado e precisa ser tratado desta forma. Em geral, as pessoas veem a bicicleta de uma forma lúdica, mas é muito mais que isto, é um meio de transporte”, afirmou.

O coordenador do grupo de ciclistas Auto Giro, Alison André, explicou sobre cuidados que o ciclista deve ter ao trafegar pelas vias da cidade. “O ciclista deve estar calçado. Não pode estar de chinelo porque este pode escorregar no pedal e causar um acidente, tem que estar também sempre à direita da via, próximo à calçada, nunca em cima da calçada, porque ela é feita para pedestre. É importante também o uso de capacete, luvas para não escorregar a mão e, se puder, usar um apito, para sinalizar quando um carro estiver fazendo a ré ou quando for fazer uma conversão”, explicou.

*Com informações da assessoria

Comentários

error: Content is protected !!