×

Cidades

Prefeitura apresenta 1ª fase do Plano de Ações Articuladas da Semed

A próxima fase do PAR será o Plano de Ações Articuladas e depois o envio para a análise do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FNDE).

O encontro foi realizado via Google Meet. (Foto: Asafe Augusto de Oliveira/Semed

Manaus – A Prefeitura de Manaus apresentou nesta terça-feira, (20), a 1ª fase preparatória e diagnóstica do Plano de Ações Articuladas (PAR) da Secretaria Municipal de Educação (Semed), ciclo 2021-2024, ferramenta de planejamento estratégico, que possibilita ao município a leitura da situação educacional local e a estruturação de estratégias para o alcance das metas educacionais estabelecidas no Plano Municipal de Educação.

Publicidade

O PAR possibilita ainda receber recursos federais para a melhoria da educação pública municipal. O encontro, realizado via Google Meet, contou com a presença do secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, dos subsecretários de gestão Educacional e de Administração e Finanças, além de representantes da subsecretaria de Infraestrutura e Logística (Infralog) e do presidente do Conselho Municipal de Educação (CME).

“É planejamento multidimensional, onde poderemos atingir vários segmentos transversalmente, seja de recursos humanos e materiais. Para isso, temos que contar com o envolvimento de todos nesse processo, para que possamos nos planejar e buscar as ações, para também utilizar esses recursos, seja para a formação de professores, aquisição de equipamentos e materiais, reestruturação completa de nossa equipe, entre outros”, disse o secretário Pauderney, seguindo a orientação do prefeito David Almeida.

A próxima fase do PAR será o Plano de Ações Articuladas e depois o envio para a análise do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FNDE). A conclusão da fase preparatória e diagnóstica deve acontecer ainda no 1º semestre e abrange as seguintes dimensões do planejamento do ciclo de 2021-2024: Gestão Educacional, Formação de Profissionais de Educação, Práticas Pedagógicas e Avaliação e Infraestrutura Física e Recursos Pedagógicos.

O subsecretário de Gestão Educacional (SSGE-Semed), Carlos Guedelha, afirmou o compromisso para que o plano consiga os resultados necessários em prol da qualidade em todos os setores da educação. 

“A partir de agora vamos começar a interagir, para colocar em prática esse plano. Para nós da subsecretaria, interessa muito a existência de um plano de ação articulada, não somente a existência, mas a efetiva realização, porque se esse plano funcionar a contento, realmente a educação tem muito a lucrar com isso”, finalizou.

De acordo com o diretor de Planejamento (Deplan) da Semed, Leís Batista, o plano é uma estratégia de assistência técnica e financeira iniciada pelo Plano de Metas e Compromissos “Todos Pela Educação” e que vai ajudar muito no desenvolvimento da educação e de outras áreas da secretaria.  

“É um programa de extrema relevância para a administração pública municipal, pois ajuda como diagnóstico e planejamento das políticas educacionais de nosso município, fazendo com que a Semed venha a alcançar as metas impostas pelo Sistema Nacional de Educação. É extremamente importante que todos os dados sejam alimentados pelo Sistema Integrado de Monitoramento de Execução e Controle do Ministério da Educação. A partir daí, poderemos receber recursos do governo federal, para aplicação dentro das metas e ações pedagógicas”, justificou.

 

PAR


O Plano de Ações Articuladas é coordenado pelo secretário da Semed e equipe local, constituída em um formato de gestão participativa com subsecretários, chefes, gerentes, representantes dos pais e alunos (sociedade civil), professores, pedagogos, servidores do administrativo e conselhos (Conselho Municipal de Educação, Conselho de Alimentação Escolar, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Fórum Municipal de Educação), conforme Portaria nº 0218/2021, publicada no Diário Oficial do Município (DOM), edição 5.059, de 22 de março de 2021. 

*Com informações da assessoria