×

Cidades

Pesquisa vai apontar perfil epidemiológico de vítimas de violências e acidentes em Manaus

O levantamento pretende analisar a tendência das violências e acidentes (Foto: José Nildo/Semsa)

Até o dia 4 de outubro a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estará realizando a Pesquisa Nacional de Vigilância de Violências e Acidentes, intitulada VIVA Inquérito 2017. O levantamento, coordenado pelo Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae), é feito em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e a Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (Susam).

Publicidade

O VIVA Inquérito é realizado a cada três anos, sendo 2017 o segundo ano da participação da cidade de Manaus. O levantamento pretende analisar a tendência das violências e acidentes e descrever o perfil das vítimas de violências e dos acidentes (trânsito, quedas, queimaduras, dentre outros) atendidos nas unidades de urgência e emergência selecionadas.

“Essa pesquisa é muito importante porque o resultado vai permitir que seja traçado o perfil epidemiológico das vítimas de violências e acidentes, segundo aspectos demográficos, tipos de violências e acidentes, circunstâncias, natureza das lesões e evolução do atendimento, bem como elaboração de indicadores de monitoramento de violências e acidentes em Manaus”, explica o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

Metodologia

O Sistema de Vigilância de Violências e Acidentes (Viva) foi implantado em 2006, pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de coletar dados e gerar informações sobre violências e acidentes para subsidiar políticas em saúde pública direcionadas a estes agravos, buscando preveni-los.

A Semsa tem 69 entrevistadores que durante a pesquisa deverão abordar duas mil vítimas de violência e acidentes atendidas em cinco serviços de urgência e emergência. Na Zona Leste foram selecionados o hospital e pronto-socorro João Lúcio, no bairro São José I; hospital Platão Araújo, no bairro Jorge Teixeira e o pronto-socorro da Criança, no bairro São José 1. Na Zona Norte, foi selecionado o SPA Eliameme Rodrigues Mady, no bairro Galiléia, enquanto que na Zona Centro-Sul o hospital e pronto-socorro 28 de Agosto, em Adrianópolis foi o escolhido.

Para a realização da pesquisa, os entrevistadores passaram por uma capacitação que teve aulas teóricas, para entendimento e assimilação da proposta da pesquisa, bem como aulas práticas com o preenchimento da ficha e estudo de caso.

Com informações da assessoria