Manaus (AM) – Roberto Dinamite Reis Cardoso, 26, morreu após grave acidente no sábado (15), na avenida Autaz Mirim, no bairro São José 2, na zona leste da capital amazonense. O homem conduzia uma motocicleta, modelo e placa não identificadas.
À polícia, testemunhas relataram que Roberto Dinamite perdeu o controle da motocicleta, subiu a calçada e colidiu contra assentos de um ponto de embarque e desembarque de ônibus. Ele não usava capacete motociclístico, item obrigatório para circular nas vias públicas, pelo condutor e passageiro de motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo motorizado e quadriciclo motorizado, devidamente afixado à cabeça pelo conjunto formado pela cinta jugular e engate, por debaixo do maxilar inferior.
Com a violência do impacto, o motociclista ficou desacordado ao bater a cabeça e teve a perna esquerda quebrada, além de corte profundo. A vítima foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Dr. João Lúcio, na mesma zona.
Apesar dos esforços, Roberto Dinamite não resistiu aos ferimentos no início da tarde. O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para fazer a remoção do corpo da unidade hospitalar.
A família registrou o Boletim de Ocorrência (BO), por volta das 13h34, no 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP). As circunstâncias serão investigadas pela Delegacia Especializada em Acidentes de Trânsito (Deat).
O que o CTB diz sobre capacete?
O artigo 244 do Código de Trânsito Brasileiro considera infração gravíssima não usar o capacete. A lei prevê como punição multa de R$ 293,47, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação, além de suspensão do direito de dirigir.