×

Cidades

Moradores reclamam de rua alagada durante chuva no bairro Praça 14 de Janeiro

 Durante chuvas, Rua Novo Airão fica alagada e causa transtornos aos moradores - foto: Lucas Pereira/Diário Manauara

Durante chuvas, Rua Novo Airão fica alagada e causa transtornos aos moradores – foto: Lucas Pereira/Diário Manauara

Os moradores da Rua Nova Airão, no bairro Praça 14 de Janeiro, Zona Sul de Manaus, reclamam da situação precária em que a rua se encontra em dias de chuva. Para conter o avanço das águas para dentro dos imóveis, moradores usam sacos de areia.

Publicidade

De acordo com o morador Adalberto Picanço, 74, que mora a cerca de 40 anos no local, os bueiros da via estão entupidos causando alagamentos durante as chuvas, atrapalhando a passagem de pedestres e dos veículos.

“O problema é que os funcionários vêm ao local, mas não resolvem o problema. Estamos sendo prejudicados por falta do poder público”, disse Adalberto Picanço.

Outro morador, que preferiu não se identificar, relatou que o problema se arrasta há anos, devido de drenagem dos bueiros e do igarapé para a vazão adequada das águas pluviais.

“A pessoa quando constrói sua casa, deposita seus sonhos naquela construção e acredita que sua morada naquele lugar será tranquilo. Mas a realidade aqui é outra, se não fosse pelas inundações. Toda chuva é um novo pesadelo, correria, subir todos os móveis, tentar desesperadamente impedir que a água entre na sua casa. Espero que alguém tome providência”, disse.

Em nota, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) informou que a situação relatada decorre do igarapé próximo que transborda em dias de chuva. Devido a existência de casas nas proximidades do igarapé, a Seminf fica impossibilitada de executar os serviços de dragagem necessários, pois não há acesso para os maquinários. Mas o problema foi repassado para o coordenador de obras que atende a área e uma equipe foi acionada para realizar a limpeza das caixas coletoras.