×

Cidades

Incêndio de grandes proporções destrói ao menos 15 casas no bairro Petrópolis, em Manaus

O incêndio que teve início em uma fábrica de estofados destruiu pelo menso 15 casas - foto: divulgação

O incêndio que teve início em uma fábrica de estofados destruiu pelo menso 15 casas – foto: divulgação

Um incêndio de grandes proporções destruiu, na noite de segunda-feira (2), ao menos 15 casas, no Beco do Dilúvio, com acesso pela Avenida Paulo VI, bairro Petrópolis, Zona Sul de Manaus. Segundo as primeiras estimativas do Corpo de Bombeiros, não houve vítimas, mas teve dificuldades para chegar ao local por conta do trânsito. A corporação foi acionada por volta das 18h45.

Publicidade

Segundo informações de moradores, o fogo iniciou por volta das 18h, em uma fábrica de estofados. Na ocasião, crianças foram vistas brincando com fogo nas proximidades. Horas depois, as chamas se alastraram e atingiu pelo menos 15 casas.

Durante os trabalhos dos bombeiros, seis viaturas de combate a incêndio e duas unidades de resgate atuaram no local. O sinistro foi controlado às 19h40 e mais de 50 mil litros de água foram utilizados na extinção das chamas e rescaldo.

“Por conta do desespero, alguns moradores que tiveram suas casas destruídas ameaçaram os trabalhos dos bombeiros. A Polícia Militar foi acionada para conter os ânimos”, relatou o sargento Dennis Wilson, do Corpo de Bombeiros.

O fogo se espalhou rapidamente para as outras casas de madeira - foto: divulgação

O fogo se espalhou rapidamente para as outras casas de madeira – foto: divulgação

Além da presença da PM, agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito de Manaus (Manaustrans), estiveram no local para auxiliar o fluxo de veículos. Equipes da Eletrobras Amazonas Energia, também foram acionadas para desligar o fornecimento da rede elétrica na área durante os trabalhos dos bombeiros.

A dona de casa Vanda Coimbra, 38, relatou que o fogo começou em uma oficina de estofados. Segundo ela, o fogo se espalhou rapidamente para as outras casas de madeira, que foram consumidas pelas chamas.

“O fogo se alastrou rapidamente e atingiu cinco casas. Não deu pra salvar quase nada dos meus objetos”, relatou.

O motorista Mário Dias, 49, estava passando em seu carro no local, quando o incêndio teve início. Populares saíram de suas casas correndo em desespero pedindo ajuda.

“Foi tudo muito rápido, muitos morares tentava apagar as chamas com baldes de água e mangueiras, mas não foi possível conter o fogo que se espalhou por toda a área onde tinham diversas residências de madeira”, disse.

Ajuda

A secretária Goreth Garcia, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), esteve no local minutos depois do incêndio ter sido controlado. Goreth informou que a secretaria realizará o levantamento das famílias que tiveram suas casas destruídas.

“Já estamos conversando com as famílias, procurando identificar quantas pessoas foram tiveram suas casas consumidas pelo fogo. A prefeitura tem serviços que disponibilizam colchões, cestas básicas, e mais a frente, o auxílio aluguel, que será segundo passo”, explicou.

O tenente João filho, do Corpo de Bombeiros, informou que os moradores que tiveram prejuízos serão abrigados em igrejas do bairro.