×

Cidades

Governo do Amazonas irá inaugurar mais cinco Cetis até o fim deste ano

Ceti de Itacoatiara contará com mais de 700 estudantes matriculados no Ensino Médio na modalidade de tempo integral (Foto: Aguilar Abecassis)

 

Publicidade

O governador do Estado, Amazonino Mendes, anunciou, na manhã de sexta-feira (25), que pretende inaugurar cinco Centros Educacionais de Tempo Integral (Cetis) até o fim do ano. O anúncio foi feito durante a inauguração do Ceti Dom Jorge Edward Marskell, em Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus). O primeiro Ceti da história de Itacoatiara – localizado na rua José Trados, s/nº, bairro Tiradentes – contará com mais de 700 estudantes matriculados no Ensino Médio na modalidade de tempo integral.

“Temos dois (Cetis) na agulha para entregar, um em Urucará e outro em Humaitá. Espero entregar cinco, no mínimo, ainda neste ano. Isso aqui é preparar o futuro. É um caminho para o que vem por aí. Quanto melhor preparado o nosso jovem, mais condições teremos de uma vida melhor”, declarou o governador.

Equipado com 24 salas de aulas climatizadas, o Ceti de Itacoatiara possui ainda laboratórios de informática e ciências, biblioteca, piscina, campo de futebol, quadra poliesportiva, sala de artes, sala de dança, TV escola, refeitório, além de demais ambientes administrativos.

Infraestrutura

Na ocasião, Amazonino Mendes ainda declarou que vai investir R$ 13 milhões, frutos de um convênio, nos serviços de recapeamento da malha viária de Itacoatiara, da estrada do Novo Remanso e do Engenho, além de planejar uma reforma no Centro de Convenções da cidade, que recebe o famoso Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani), no mês de setembro.

O governador lembrou de outras obras importantes em Itacoatiara realizadas em seus governos, como o próprio Centro de Convenções, além do hospital e do terminal graneleiro.

Inauguração

O secretário estadual de Educação, Lourenço Braga, destacou a importância histórica da inauguração do Ceti de Itacoatiara, uma obra que iniciou há oito anos. “Isso foi uma festa da educação e uma festa da esperança. O que a gente viu hoje nos olhos das pessoas, dos professores, dos servidores e principalmente dos estudantes foi a crença no futuro e é isso que movimenta o nosso governo, é a oportunidade de fazer as pessoas voltarem a acreditar em si e no Estado. Isso a gente teve hoje aqui”, afirmou o titular da Seduc.

A diretora do Ceti de Itacoatiara, Maria Guimacy Silva, destacou o compromisso do governador Amazonino Mendes com o município ao concluir uma obra iniciada em um outro governo. “É importante salientar que a gente reconhece o compromisso do governador. Mesmo não sendo uma obra iniciada no seu mandato, obra que veio de complicações anteriores, ele honrou a questão do recurso público, deu continuidade e esta entregando pra comunidade”, destacou a diretora.
“É uma obra dedicada não só para alunos, mas para a comunidade. É um prédio bonito e com funcionalidade. Vamos trabalhar 15 projetos que trarão motivação para os alunos”, completou Maria Guimacy.

Patrono

Dom Jorge Marskell nasceu em Hamilton, cidade da província de Ontário, no Canadá, no dia 8 de novembro de 1935. Ordenou-se padre em 1960, aos 24 anos de idade. Dois anos depois, foi trabalhar em Itacoatiara, mesmo sem ter domínio da Língua Portuguesa. Aprendeu a falar o idioma com os meninos que brincavam em frente à Igreja da Matriz.

Foi ordenado bispo em 30 de julho de 1978. Como padre e como bispo, trabalhou incessantemente em benefício do povo de Itacoatiara, Urucará, Silves, Itapiranga, Urucurituba e Presidente Figueiredo, sempre dando preferência aos mais pobres, aos mais necessitados, aos excluídos da sociedade. Faleceu em julho de 1998, em decorrência de um câncer no pâncreas.

Homenagem

O governador Amazonino Mendes também aproveitou a passagem por Itacoatiara para participar da cerimônia de entrega do Título de Cidadã da cidade para a empresária e economista Rebecca Garcia.

“Nós viemos fazer a inauguração do Ceti, que se arrastava há oito anos, e coincidiu com essa homenagem que a Câmara Municipal está prestando a Rebecca. Eu acho que seria uma indelicadeza da minha parte não comparecer. Independente de qualquer colocação que possam imaginar de caráter político, não tem nada a ver. Está aqui o cavalheiro, um homem que vai homenagear um mulher por quem temos respeito e que foi deputada federal, superintendente da Suframa”, destacou o governador antes da solenidade.

*Com informações da assessoria