×

Cidades

Governo do AM realiza ação de cidadania voltada a pescadores de Coari

Iniciativa conta com emissão de primeira e segunda vias de RG

Serviços. (Foto: Divulgação/Sejusc)

Coari (AM) – Com o intuito de beneficiar os pescadores de Coari (a 363 quilômetros de Manaus), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), realiza até a tarde desta quinta-feira (04) uma ação de cidadania para emissão da 1ª e 2ª vias de Registro Geral (RG). A iniciativa é voltada a mil pescadores do município que não possuem ou estão com o documento deteriorado, e iniciou na terça (02), na Colônia de Pescadores Profissionais e Artesanais de Coari, na rua Francisco Leal de Carvalho, 76, bairro da União.

Publicidade

Coordenada pela Secretaria Executiva de Cidadania da Sejusc (Secid), a ação tem como objetivo atender todos os pescadores da região, que precisam fazer o recadastramento junto ao Ministério de Agricultura, Abastecimento e Pecuária (Mapa) a fim de garantir o recebimento de benefícios como o seguro-defeso e o Auxílio Emergencial, pagos pelo Governo Federal.

Para a secretária titular da Sejusc, Mirtes Salles, a iniciativa reforça o compromisso do Governo do Amazonas com os pescadores de Coari.

“O governador Wilson Lima tem trabalhado diariamente para melhor atender a população de todos os municípios do Amazonas. E nós da Sejusc vamos continuar trabalhando para facilitar a vida dos cidadãos. Agora estamos em Coari, com essa ação para ajudar os pescadores a terem seus direitos atendidos, e assim faremos em outros municípios”, disse a gestora.

A titular da Secretaria Executiva de Cidadania (Secid), France Mendes, informou que a ação foi uma solicitação do Governo do Estado, no sentido de que a Sejusc atendesse esses mil pescadores sem documentação, possibilitando assim a realização dos cadastros até o final deste mês.

“Essa ação é de grande importância. As equipes da Sejusc estão realizando a emissão tanto da primeira via quanto da segunda via dos RGs dos pescadores, para que eles possam ter sucesso no seu recadastramento. A atenção é especialmente para essa classe de pescadores, que precisam estar documentados para terem acesso aos benefícios”, declarou France.

Além da emissão de RGs, a ação em Coari contou com a emissão de Certidão de Nascimento (CN).

*Com informações da assessoria