×

Cidades

Fundador do Grupo Samel, Luiz Fernando Nicolau, morre aos 74 anos

O empresário, que foi deputado estadual, deputado federal e presidente da Aleam, estava internado há 15 com Covid-19

Luiz Fernando dedicou-se mais de 40 anos de trabalho na área da saúde médica e hospitalar – Foto: Divulgação

Manaus – O ex-deputado Luiz Fernando Sarmento Nicolau, 74, morreu nesta segunda-feira (16), após sofrer uma parada cardiorrespiratória no Samel Hospital, no bairro Centro, na Zona Sul de Manaus. A informação foi confirmada pela assessoria.

Segundo informações, o médico neurocirurgião e empresário estava internado na unidade hospitalar que pertence à familía, há 15 dias, com Covid-19. Na semana passada, ele chegou a ser entubado por contado do estado grave.

Trajetória pública

Natural de Paraíba do Sul (RJ), Luiz Fernando mudou-se para Manaus em 1968, para estudar Medicina na FUA, atual Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Luiz Fernando dedicou-se mais de 40 anos de trabalho na área da saúde médica e hospitalar, sendo especializado em neurocirurgia, onde passou a integrar a primeira equipe de neurocirurgia da história do Amazonas.

Na juventude, Dr. Luiz Fernando serviu ao Exército Brasileiro na Escola Superior de Guerra (ESG), na cidade do Rio de Janeiro.

Ele foi deputado estadual, federal, presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e secretário da saúde, de 1988 a 1989.

Luiz Fernando é pai de sete filhos, entre eles o deputado Ricardo Nicolau, deputado estadual que disputou a eleição para prefeito de Manaus no domingo (15), e o vereador Hiram Nicolau, e avô de oito netos.

Nota

Em nota, o Grupo Samel confirmou e lamentou a perda do patriarca. Leia a nota completa:

É com profunda tristeza que o Grupo Samel recebe e comunica a notícia de falecimento do médico neurocirurgião Dr. Luiz Fernando Nicolau, nosso fundador e patriarca e da Fundação Sociedade Pró-Saúde, ocorrido nesta segunda-feira, 16 de novembro.

Nesse momento de dor, nos lembramos do seu legado de honestidade, honradez e muita simplicidade tanto com os pacientes quanto com os colaboradores.

Em nome de todo nosso quadro social e de colaboradores, nos reunimos em oração, neste momento de profunda dor, pela sua passagem.

Manaus, 16 de novembro de 2020

*Com informações da assessoria

Publicidade

Comentários