×

Cidades

Deslizamento de barranco mata criança na Zona Centro-Oeste de Manaus

Cauã Barbosa de Lima, 11, estava dormindo em uma cama, quando a parede do quarto foi atingido pela avalanche de lama e entulho

Cauã Barbosa de Lima, 11, ainda foi levado para o SPA e Policlínica Redenção, mas não resistiu (Foto: Divulgação)

ManausCauã Barbosa de Lima, 11, morreu após ficar soterrado na manhã desta segunda-feira (23) durante um deslizamento de barranco devido à chuva. A fatalidade ocorreu por volta das 6h30, no Beco Tancredo Neves, na Rua Carpina, no bairro Redenção, na Zona Centro-Oeste de Manaus.

Publicidade

Segundo informações, o menino dormia em uma cama e o irmão mais novo em outra, quando a terra se desprendeu do alto da encosta e atingiu a parede do quarto, que não suportou o peso.

Luís Carlos Ribeiro Júnior, que estava acordado com a esposa, ainda tentou socorrer o enteado após a parede desabar, mas o grande volume de barro e entulho dificultou o socorro.

“Tudo foi muito rápido. Eu e a minha esposa já estávamos acordados por causa da chuva enquanto as crianças dormiam. De repente, a parede do quarto desabou e logo foi tomando por concretos e entulho. O filho mais novo dormia em uma cama e Cauã em outra, próximo da parede atingida pelo deslizamento. Infelizmente, a quantidade de barro dificultou o resgate. Eu amava o Cauã como se fosse o meu filho”, lamentou.

O resgate foi feito por uma equipe do Corpo de Bombeiros. A criança foi levada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) e Policlínica Dr. José Lins, no mesmo bairro, mas chegou sem vida. O corpo foi removido ao Instituto Médico Legal (IML).

Conforme informações da Defesa Civil do município, o deslizamento no bairro Redenção deixou quatro famílias desabrigadas. Ao todo, a Central 199 do órgão municipal registrou 72 ocorrências e 156 milímetros de chuva até o fim da manhã. A precipitação pluviométrica foi de 110 milímetros até às 10h, sendo o maior volume do ano para um único dia.

Vias bloqueadas

A chuva também causou alagamentos na Avenida Torquato Tapajós (Foto: Divulgação)

A chuva também causou bloqueios e interdições em várias vias de Manaus. De acordo com a Defesa Civil Municipal e Corpo de Bombeiros, quedas de árvores, desabamentos e alagamentos dificultam o tráfego de veículos e pedestres. A Avenida Torquato Tapajós, uma das principais vias da capital, apresentou trechos com alagações. 

Mais ocorrências

Bairro Nossa Senhora das Graças, na Zona Centro-Sul de Manaus (Foto: Divulgação)

Foram registradas 16 ocorrências de alagamentos, 28 deslizamentos de barranco, 11 desabamentos de casa e dois tombamentos de árvores, além de sete riscos de desabamento de casa, duas crateras, seis desabamentos de muro.

Os bairros Monte das Oliveiras, Manoa, Monte Sinai, Colônia Terra Nova, Novo Israel, Jesus Me Deu, na Zona Norte; Alvorada, Redenção, na Zona Centro-Oeste, Petrópolis, São Francisco, na Zona Sul, Nossa Senhora das Graças, na Zona Centro-Sul, Grande Vitória e São José 1, na Zona Leste e Compensa, na Zona Oeste, estão sendo acompanhados por técnicos da Defesa Civil do município.

Na comunidade Monte Sinai, na Zona Norte, um deslizamento de barranco comprometeu uma casa e os moradores precisaram deixar o local. No bairro Grande Vitória, na Zona Leste, três casas desabaram e famílias foram orientadas pelo órgão.

Vídeos