×

Cidades

Deputada estadual Mayara se emociona ao mostrar avanços da saúde em Coari

Douta Mayara Pinheiro foi leita deputa estadual pelo Partido Progressista (PP) nas Eleições 2018 (Foto: Divulgação/Assessoria)

 

Publicidade

Coari/AM– Eleita deputada estadual com o maior número de votos na história do Amazonas, Dra. Mayara Pinheiro (PP) divulgou em suas redes sociais um vídeo fazendo um balanço sobre a evolução da saúde no município de Coari, onde atua como vice-prefeita.

Emocionada, relembrou a situação encontrada há dois anos, logo após assumir e como tudo está diferente.

“Encontramos uma rede de saúde abandonada, sucateada, com as UBS fechadas. O hospital mais parecia um hospital de guerra, com infiltrações, sem equipamentos adequados e repleto de improvisos. Em dois anos mudamos essa realidade”, explicou.

 

Dra. Mayara se especializou como médica dermatologista na Fundação Alfredo da Matta, em Manaus e logo após sua formação foi servir o município de Coari como médica (Foto: Divulgação/Assessoria)

 

A vice-prefeita é médica dermatologista e destacou no texto que descreve o vídeo os investimentos que a Prefeitura realizou na rede de saúde, tornando o Hospital Regional de Coari (HRC), referência no interior do Amazonas, com salas de emergência e centro cirúrgico “exemplarmente equipados, além de fototerapia, berços aquecidos, dentre outros”. Lembrou ainda a situação da Central de Medicamentos, que em janeiro de 2017 estava com estoque zero, mas que atualmente vive outra realidade.

“Nossa central de medicamentos está abastecida para distribuição gratuita mais completa do Estado. Reformamos e colocamos para funcionar todas as UBS, que ainda foram equipadas com o que existe de melhor em saúde bucal. Somos o primeiro município a fornecer à zona rural os mesmos serviços de saúde da sede através da UBS Fluvial. Atendimentos médicos e odontológicos, com direito a exames feitos na hora, passaram a ser realidade no interior. Vamos implantar ainda os Centros de Microbiologia para melhor atender a saúde ribeirinha. Informatizamos e até agosto deste ano, o prontuário eletrônico será uma realidade em todas as UBS de Coari”, complementou Mayara.

 

Dra. Mayara durante visita a uma unidade hospitalar reformada (Foto: Divulgação/Assessoria)

 

Conforme ela, as filas de cirurgias estão sendo reduzidas por meio dos mutirões, tanto na Policlínica quanto no hospital. E segundo a programação da saúde para 2019, em fevereiro os mutirões serão retomados e terão periodicidade mensal.

Entre as melhorias abordadas no vídeo Mayara falou também sobre a implantação do Telesaúde. O programa que promove videoconferência que permitem a realização da telemedicina, com especialistas de diversos lugares do país.

Mayara ressaltou ainda que a prefeitura vem financiando os pacientes que necessitaram de assistência de alta complexidade fora de Coari, com atenção integral.

A política, que deve assumir no próximo mês o mandato de deputada Estadual, concluiu o texto falando que é apenas o início das conquistas para o município.

“Me emociono ao olhar para trás e ver o quanto progredimos, o quanto os servidores voltaram a ser valorizados e o quanto nossos moradores passaram a confiar no serviço municipal de saúde e na administração. Em meu coração, principalmente por ser médica, brilha o sentimento de felicidade e dever cumprido. Mais vitórias virão. É só o começo”, finalizou.

Veja o vídeo!