×

Cidades

Corpo de Fuzileiros Naval da Marinha do Brasil comemora 209 anos de atuação na Amazônia

A solenidade teve a presença do vice-governador Henrique Oliveira e de autoridades das Forças Armadas e familiares dos militares - foto: Valdo Leão/Secom

A solenidade teve a presença do vice-governador Henrique Oliveira e de autoridades das Forças Armadas e familiares dos militares – foto: Valdo Leão/Secom

Homenagens e condecorações aos fuzileiros que desempenharam com excelência suas funções na Amazônia marcaram na sexta-feira (10) os 209 anos do Corpo de Fuzileiros Naval (CFN) da Marinha do Brasil, na sede no 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas (BtlOpRib), bairro Distrito Industrial, Zona Sul de Manaus. A solenidade teve a presença do vice-governador Henrique Oliveira e de autoridades das Forças Armadas e familiares dos militares.

 Henrique Oliveira fez a entrega da medalha ‘Mérito Anfíbio’ aos militares do BtlOpRib - foto: Valdo Leão/Secom

Publicidade

Henrique Oliveira fez a entrega da medalha ‘Mérito Anfíbio’ aos militares do BtlOpRib – foto: Valdo Leão/Secom

Henrique Oliveira fez a entrega da medalha ‘Mérito Anfíbio’ aos militares do BtlOpRib que se destacaram nos exercícios e operações de combatente anfíbio. A honraria foi criada pelo decreto de 7 de março de 1988 e é conferida ao Militar da ativa da Marinha do Brasil.

“É com muita alegria que pude ter esse privilégio de conceder essas homenagens em reconhecimento ao trabalho desses militares que lutam pela conservação, defesa e proteção da nossa Amazônia e do Brasil. São mais de dois séculos de histórias construídas em nossa nação, sobretudo em nossa região onde eles desempenham um trabalho fundamental com as nossas comunidades ribeirinhas”, declarou o vice-governador.

A solenidade também contou com a presença do Comandante do 9º Distrito Naval (Com9ºDN), vice-almirante Luís Antônio Rodrigues Hecht, e do comandante do 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas, capitão de fragata Alexandre Luiz Alves da Silva. Para o comandante do Com9ºDN, ao ápice da comemoração são os legados e as contribuições do Corpo de Fuzileiros Naval.

“Esse foi um dia especial para o Corpo de Fuzileiros Naval que há dois séculos tem feito história em nosso país. É um tempo de reconhecimento pelos fatos marcantes da nossa história como a consolidação da nossa independência, as guerras do Prata, participações nos jogos olímpicos e da Copa do Mundo, entre outros. O Corpo de Fuzileiros Navais está sempre presente quando o povo precisa para dar segurança e tranquilidade”, destacou o vice-almirante Luís Antônio Rodrigues Hecht.

O comandante do BtlOpRib, Alexandre Alves da Silva, enfatizou que a missão deste ano é a transformação da vida das famílias amazonenses. “São 209 anos de histórias consolidadas em diversas atividades do Brasil, principalmente aqui na Amazônia Ocidental, onde trabalhamos em conjunto com nossos navios e esquadrão de helicópteros, hospital e Policlínica. E para este ano de 2017 vamos nos dedicar ao máximo para que as histórias das pessoas possam ser mudadas para melhor”.

O Corpo de Fuzileiros Navais do Brasil está subordinado ao 9º Distrito Naval da Marinha do Brasil. A missão do atual BtlOpRib é realizar operações ribeirinhas, prover guarda e proteção às instalações navais e civis de interesse da Marinha na região e realizar ações de segurança interna, a fim de contribuir para a segurança da área sob jurisdição do Com9ºDN e para a garantia do uso dos rios Solimões, Negro e Amazonas.

Com informações da assessoria